quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FOLCLORE- LENDAS

Saci Pererê

A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.

É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio melancólico dificilmente se sabe de onde vem.

Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em sem caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja.

Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.
Nomes comuns: Saci-Cererê, Saci-Trique, Saçurá, Matimpererê, Matintaperera, etc.

Origem Provável: Os primeiros relatos são da Região Sudeste, datando do Século XIX, em Minas e São Paulo, mas em Portugal há relatos de uma entidade semelhante. Este mito não existia no Brasil Colonial.

Entre os Tupinambás, uma ave chamada Matintaperera, com o tempo, passou a se chamar Saci-pererê, e deixou de ser ave para se tornar um caboclinho preto de uma só perna, que aparecia aos viajantes perdidos nas matas.

Também de acordo com a região, ele sofre algumas modificações:
Por exemplo, dizem que ele tem as mãos furadas no centro, e que sua maior diversão é jogar uma brasa para o alto para que esta atravesse os furos. Outros dizem que ele faz isso com uma moeda.
Há uma versão que diz que o Caipora, é seu Pai.

Dizem também que ele, na verdade eles, um bando de Sacis, costumam se reunir à noite para planejarem as travessuras que vão fazer.

Ele tem o poder de se transformar no que quiser. Assim, ora aparece acompanhado de uma horrível megera, ora sozinho, ora como uma ave.

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Caipora

É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.

É um anão de Cabelos Vermelhos com Pelo e Dentes verdes. Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.

Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.

Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhe agradar, deixavam nas clareiras, penas, esteiras e cobertores.

De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um Rolo de Fumo para agradá-lo, no caso de cruzar com Ele.


Nomes comuns: Caipora, Curupira, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora, Anhanga, etc.

Origem Provável: É oriundo da Mitologia Tupi, e os primeiros relatos são da Região Sudeste, datando da época do descobrimento, depois tornou-se comum em todo País, sendo junto com o Saci, os campeões de popularidade. Entre o Tupis-Guaranis, existia uma outra variedade de Caipora, chamada Anhanga, um ser maligno que causava doenças ou matava os índios. Existem entidades semelhantes entre quase todos os indígenas das américas Latina e Central. Em El Salvador, El Cipitío, é um espiríto tanto da floresta quanto urbano, que também tem as mesmos atibutos do Caipora. Ou seja pés invertidos, capacidade de desorientar as pessoas, etc. Mas, este El Cipitío, gosta mesmo é de seduzir as mulheres.

Conforme a região, ele pode ser uma mulher de uma perna só que anda pulando, ou uma criança de um pé só, redondo, ou um homem gigante montado num porco do mato, e seguido por um cachorro chamado Papa-mel.

Também, dizem que ele tem o poder de ressuscitar animais mortos e que ele é o pai do moleque Saci Pererê.
Há uma versão que diz que o Caipora, como castigo, transforma os filhos e mulher do caçador mau, em caça, para que este os mate sem saber.


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Boi Tatá

É um Monstro com olhos de fogo, enormes, de dia é quase cego, à noite vê tudo. Diz a lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra e foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra. Para escapar ele entrou num buraco e lá ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram.

Desde então anda pelos campos em busca de restos de animais. Algumas vezes, assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes do tamanho de sua cabeça e persegue os viajantes noturnos. Às vezes ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata. No Nordeste do Brasil é chamado de "Cumadre Fulôzinha". Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios.

Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros dizem que ele protege as matas contra incêndios.

A ciência diz que existe um fenômeno chamado Fogo-fátuo, que são os gases inflamáveis que emanam dos pântanos, sepulturas e carcaças de grandes animais mortos, e que visto de longe parecem grandes tochas em movimento.


Nomes comuns: No Sul; Baitatá, Batatá, Bitatá (São Paulo). No Nordeste; Batatão e Biatatá (Bahia). Entre os índios; Mbaê-Tata.

Origem Provável: É de origem Indígena. Em 1560, o Padre Anchieta já relatava a presença desse mito. Dizia que entre os índios era a mais temível assombração. Já os negros africanos, também trouxeram o mito de um ser que habitava as águas profundas, e que saía a noite para caçar, seu nome era Biatatá.

É um mito que sofre grandes modificações conforme a região. Em algumas regiões por exemplo, ele é uma espécie de gênio protetor das florestas contra as queimadas. Já em outras, ele é causador dos incêndios na mata. A versão do dilúvio teve origem no Rio Grande o Sul.

Uma versão conta que seus olhos cresceram para melhor se adaptar à escuridão da caverna onde ficou preso após o dilúvio, outra versão, conta que ele, procura restos de animais mortos e come apenas seus olhos, absorvendo a luz e o volume dos mesmos, razão pela qual tem os olhos tão grandes e incandescentes.


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Mula sem cabeça

Nos pequenos povoados ou cidades, onde existam casas rodeando uma igreja, em noites escuras, pode haver aparições da Mula-Sem-Cabeça. Também se alguém passar correndo diante de uma cruz à meia-noite, ela aparece. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. Toda passagem de quinta para sexta feira ela vai numa encruzilhada e ali se transforma na besta.

Então, ela vai percorrer sete povoados, ao longo daquela noite, e se encontrar alguém chupa seus olhos, unhas e dedos. Apesar do nome, Mula-Sem-Cabeça, na verdade, de acordo com quem já a viu, ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e boca, onde tem freios de ferro.

Nas noites que ela sai, ouve-se seu galope, acompanhado de longos relinchos. Às vezes, parece chorar como se fosse uma pessoa. Ao ver a Mula,deve-se deitar de bruços no chão e esconder Unhas e Dentes para não ser atacado.

Se alguém, com muita coragem, tirar os freios de sua boca, o encanto será desfeito e a Mula-Sem-Cabeça, voltará a ser gente, ficando livre da maldição que a castiga, para sempre

Nomes comuns: Burrinha do Padre, Burrinha, Mula Preta, Cavalo-sem-cabeça, Padre-sem-cabeça, Malora (México),

Origem Provável: É um mito que já existia no Brasil colônia. Apesar de ser comum em todo Brasil, variando um pouco entre as regiões, é um mito muito forte entre Goiás e Mato Grosso. Mesmo assim não é exclusivo do Brasil, existindo versões muito semelhantes em alguns países Hispânicos.

Conforme a região, a forma de quebrar o encanto da Mula, pode variar. Há casos onde para evitar que sua amante pegue a maldição, o padre deve excomungá-la antes de celebrar a missa. Também, basta um leve ferimento feito com alfinete ou outro objeto, o importante é que saia sangue, para que o encanto se quebre. Assim, a Mula se transforma outra vez em mulher e aparece completamente nua. Em Santa Catarina, para saber se uma mulher é amante do Padre, lança-se ao fogo um ovo enrolado em fita com o nome dela, e se o ovo cozer e a fita não queimar, ela é.

É importante notar que também, algumas vezes, o próprio Padre é que é amaldiçoado. Nesse caso ele vira um Padre-sem-Cabeça, e sai assustando as pessoas, ora a pé, ora montado em um cavalo do outro mundo. Há uma lenda Norte americana, O Cavaleiro sem Cabeça, que lembra muito esta variação.

Algumas vezes a Mula, pode ser um animal negro com a marca de uma cruz branca gravada no pelo. Pode ou não ter cabeça, mas o que se sabe de concreto é que a Mula, é mesmo uma amante de Padre.



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A Iara

Os cronistas dos séculos XVI e XVII registraram essa história. No princípio, o personagem era masculino e chamava-se Ipupiara, homem peixe que devorava pescadores e os levava para o fundo do rio. No século XVIII, Ipupiara vira a sedutora sereia Uiara ou Iara. Todo pescador brasileiro, de água doce ou salgada, conta histórias de moços que cederam aos encantos da bela Uiara e terminaram afogados de paixão. Ela deixa sua casa no fundo das águas no fim da tarde. Surge magnífica à flor das águas: metade mulher, metade peixe, cabelos longos enfeitados de flores vermelhas. Por vezes, ela assume a forma humana e sai em busca de vítimas.

Quando a Mãe das águas canta, hipnotiza os pescadores. Um deles foi o índio Tapuia. Certa vez, pescando, Ele viu a deusa, linda, surgir das águas. Resistiu. Não saiu da canoa, remou rápido até a margem e foi se esconder na aldeia. Mas enfeitiçado pelos olhos e ouvidos não conseguia esquecer a voz de Uiara. Numa tarde, quase morto de saudade, fugiu da aldeia e remou na sua canoa rio abaixo.

Uiara já o esperava cantando a música das núpcias. Tapuia se jogou no rio e sumiu num mergulho, carregado pelas mãos da noiva. Uns dizem que naquela noite houve festa no chão das águas e que foram felizes para sempre. Outros dizem que na semana seguinte a insaciável Uiara voltou para levar outra vítima.

Origem: Européia com versões dos Indígenas, da Amazônia.


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Cobra grande

É uma das mais conhecidas lendas do folclore amazônico. Conta a lenda que em numa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas que na verdade eram Cobras. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Para ficar livre dos filhos, a mãe jogou as duas crianças no rio. Lá no rio eles, como Cobras, se criaram. Honorato era Bom, mas sua irmã era muito perversa. Prejudicava os outros animais e também às pessoas.

Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas perversidades. Honorato, em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.
Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, e fazer um ferimento na cabeça até sair sangue. Ninguém tinha coragem de enfrentar o enorme monstro.
Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato da maldição. Ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra com sua família.

Origem: Mito da região Norte do Brasil, Pará e Amazonas.



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Vitória Régia

Os pajés tupis-guaranis, contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por trás das serras, ia viver com suas virgens prediletas. Diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu. Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. Então, à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, Ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse.

E assim fazia todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não notá-la e dava para ouvir seus soluços de tristeza ao longe. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista.

A lua, quis recompensar o sacrifício da bela jovem, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente, daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

Origem: Indígena. Para eles assim nasceu a vitória-régia.


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O negrinho do pastoreio

O Negrinho do Pastoreio É uma lenda meio africana meio cristã. Muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. É muito popular no sul do Brasil.

Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros recém-comprados. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino que ele ficou sangrando. ‘‘Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece’’, disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo.

Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.

Origem: Fim do Século XIX, Rio Grande do Sul.

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Papa figo

O Papa Figo, ao contrário dos outros mitos, não tem aparência extraordinária. Parece mais com uma pessoa comum. Outras vezes, pode parecer como um velho esquisito que carrega um grande saco às costas.
Na verdade, ele mesmo pouco aparece. Prefere mandar seus ajudantes em busca de suas vítimas. Os ajudantes por sua vez, usam de todos os artifícios para atrair as vítimas, todas crianças claro, tais como; distribuir presentes, doces, dinheiro, brinquedos ou comida. Eles agem em qualquer lugar público ou em portas de escolas, parques, ou mesmo locais desertos.

Depois de atrair as vítimas, estas são levadas para o verdadeiro Papa-Figo, um sujeito estranho, que sofre de uma doença rara e sem cura. Um sintoma dessa doença seria o crescimento anormal de suas orelhas.

Diz a lenda, que para aliviar os sintomas dessa terrível doença ou maldição, o Papa-Figo, precisa se alimentar do Fígado de uma criança. Feito a extração do fígado, eles costumam deixar junto com a vítima, uma grande quantia em dinheiro, que é para o enterro e também para compensar a família.

Origem: Mito muito comum em todo meio rural. Acredita-se que a intenção do conto era para alertar as crianças para o contato com estranhos, como no conto de Chapeuzinho Vermelho.
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LENDAS RETIRADAS DO SITE- http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm

domingo, 1 de agosto de 2010

DINÂMICAS DE GRUPO PARA SALA DE AULA

1) Dinâmica: " Toca do coelho"
Objetivo: quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade e principalmente que haja integração entre o mesmo.
Material:
Procedimento: formar vários grupos de três pessoas, sendo que dois participantes vão dar as mãos simulando uma toca e o outro participante é o coelho que ficará dentro da toca, num determinado momento o professor ou instrutor da um sinal e todos os coelhos devem trocar de toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado momento o professor ou instrutor fala em voz alta ventânia e todos se dispersam como se estivesse ventando.
Após alguns segundos formam novamente grupos de três.

OBS: pode ser aplicado com pequenos e grandes grupos, e o tempo é livre teminando quando todos trocarem de lugar várias vezes.

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2) Dinâmica: "do abraço"

Objetivo: sugiro uma diâmica que criei, tendo em vista o estreitamento dos laços
Material: cestinha, papel, caneta
Procedimento: Escrever os nomes de todos os participantes que já se conheçam mas que ainda não possuem laços definidos, como grupo de jovens de evangelização, colocar todos os envelopes em uma cestinha e pedir que todos tirem um papel, quando todos tiverem tirado o papelzinho, solicitar que o primeiro que tirou leia o nome em voz alta da pessoa e uma característica do colega, este que foi chamado levanta-se e dá um abraço no colega, e lê o seu papel e assim por diante.

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3) Dinâmica: "do desapego"

Objetivo: interação do grupo
Material: caixa de bombom, lápis e papel
Procedimento: Selecione números conforme os números de participantes, nesses números você escolherá o número que será sorteado (o critério será conforme o seu objetivo).
Sorteie um embrulho de presente e nele um dizer: _"passe esse presente a uma pessoa a quem você ainda não teve a oportunidade de lhe dizer o quanto ele é importante para as outras pessoas". O que receber o presente fará a mesma coisa, passará a outro e dizer o porquê. A última frase será o numero sorteado é o nº. tal.


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4) Dinâmica: "das frases"

Objetivo:
Material: Caneta e Papel
Procedimento: Formular frases sobre o tema a ser discutido, em torno de 10 frases afirmativas; certas ou erradas. Distribuir as folhas e solicitar que as pessoas procurem perguntar as colegas se sim ou se não concordam com a afirmativa; somente uma pergunta para cada participante. Cada pessoa vai ser procurada por dez pessoas para responder. Explique que deverá escrever S para sim N para não e o nome da pessoa que respndeu frente da resposta dada para identificar quem respondeu.
Diga que quem acabar primeiro grita BINGO!
Presenteie com uma caixa de bombom o vencedor e o convide para ficar na frente e ler as frases; as respostas e sua explicação.
Quem respondeu também vai explicar a sua resposta ao público. O tema será largamnte discutido por todos e o coordenador fará a complementação se for necessário.

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5) Dinâmica: "da Bola(balão, bexiga)"

Objetivo: Testaremos a atitude de cada participante e sua coragem e se é uma pessoa que corre atrás de seus objetivos.
Material: Bola de festa e Barbante.
Procedimento:
-Como funciona: todos participantes devem estar com uma bola de festa(balão, bexiga) amarrado em suas pernas, com um barbante.
-Objetivo: os participantes tem que proteger a bola para que não estourem. Informar antes de começar a brincadeira.

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6) Dinâmica: " da bexiga(balão) da vitória"

Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe e liderança
Material: bexiga, barbante
Procedimento: Ao fim de alguma apresentação, entrego uma bexiga para cada uma das pessoas em sala, com um barbante preso em seus punhos. Todas as bexigas(balões) estarão escrito VITÓRIA. Falarei a eles: - Cada um de vocês está segurando uma vitória em mãos, no entanto temos apenas um prêmio. Logo vocês têm uma tarefa, devem cuidar da vitória que têm em mãos e estourar a vitória de seus oponentes, a última bexiga que resistir será a única vitoriosa. Só há um detalhe, a vitória que vocês têm em mão não é de vocês, em cada uma das bexigas está o nome de um companheiro de classe de vocês e o premiado será ele e não vc. Vc apenas o representará, veremos quem seria o melhor procurador...comecem no apito e não se preocupem, o grupo ficará responsável pela limpeza da sala.
Eles estourarão e antes que estourem a última, nos apitamos denovo. Sobrará apenas uma, então pediremos que a pessoa estoure sua bexiga e lá estará seu próprio nome, porque:
O BOM PROCURADOR É AQUELE QUE CUIDA DA VITÓRIA DOS OUTROS COMO SE FOSSE SUA
PRÓPRIA VITÓRIA!!!!! PARABÉEEEEENS!!!

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7) Dinâmica: "Feitiço contra o feiticeiro"

Objetivo: Moral: Não deseje para os outros o que você não gostaria que fizessem com você.
Material: Folhas chamex cortadas ao meio, caneta ou lápis.
Procedimento: Faz-se um círculo e entrega-se meia folha para cada um e cada qual com sua caneta e pede-se a eles que escrevam algo que gostariam que o colega fizesse (mico mesmo), lembrando que eles devem escrever para eles, nenhum colega poderá ver. Após isto, recolhe-se os papeis e revela-se o que eles escreveram. O que eles escreveram sreá o que eles próprios irão fazer no centro da roda.

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8) Dinâmica: "falando dos outros pelas costas"

Objetivo: mostrar as pessoas que é muito mais fácil (e errado) falar as coisas pelas costas, do que admitir sua concepção.
Material: pedaços de papel, caneta e fita adesiva.
Procedimento: o orientador cola um pedaço de papel nas costas de cada participante, então, pede para que eles saiam andando pela sala e escrevam uma palavra nas costas de seus colegas, para assim, definir cada um.
Ao termino, o orientado diz 'viu como vocês ficam falando dos outros pelas costas?', somente para a maior descontração. Então pede-se para que cada um retire o papel de suas costas, leia suas qualidades ou defeitos escritos (ver como as pessoas lhe enxergam) e guarde consigo para lembrar de continuar com as características boa e tente melhorar as ruins.

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10) Dinâmica: "Eu te Amo"

Objetivo: interagir o grupo e explorar determinada temática. (corpo, cores, formas...)
Material: cadeira
Procedimento: em círculo pedi para que uma pessoa fique no meio do círculo e retire a cadeira. No círculo escolha um membro e diga: _Eu te amo! O outro pergunta _ Porque você me ama? ele responde: _porque você está de blusa, por exemplo. E todos que estiverem de blusa tem que mudar de lugar. Sempre uma pessoa ficará de pé, e assim sucessivamente.

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11) Dinâmica: "Caderno dos sentimentos"

Objetivo: auxiliar o aluno no relacionamento com o outro e principalmente a controlar e evadir seus sentimentos.
Material: Caderno e lápis
Procedimento: é um caderno onde os alunos fazem uma espécie de álbum, com a diferença que eles vão anotar o que gostam e o que não gostam de fazer ou viver.

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DINÂMICAS RETIRADAS DO SITE- http://www.cdof.com.br/recrea24.htm

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS- séries iniciais

* Retrato de pato

O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.

O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.

Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".

Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.

O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.

Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.

E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!

No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!

A discussão não parava
E cada qual mais gritava.

Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"

Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.

Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.


Responda:

1. Quem escreveu a poesia?

2. Que nome ele deu à poesia?

3. Quando o pato foi tirar retrato?

4. Quem tirou o retrato do pato?

5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?

6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.

7. " A discussão não parava

E cada qual mais gritava".

a) Quem discutiu?

b) Porque houve essa discussão?
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*Sinais de pontuação (2ª série)


Ponto Final

Leia a frase:

Lucas comprou seu lanche.
No final dessa frase aparece o ponto final: .

Ponto de interrogação

Leia a frase:

O senhor pode me dar o caderno, por favor?
No final dessa frase aparece o ponto de interrogação: ?

Ponto de exclamação

Leia a frase:

Aqui esta o seu caderno, menina!
No final dessa frase aparece o ponto de exclamação: !


Atividades:

1) Pontue corretamente as frases.

a) João, não quero ir à praça, quero ir ao cinema__
b) Olá Luciana, você gostaria de comer um bolo__
c) Que linda essa festa de aniversário__
d) Vamos ao parque de diversões junto__ Para brincar na roda gigante__
e) Que surpresa ver você por aqui-__

2) Ordene as palavras e forme frases. Não esqueça de colocar o ponto final.

a) árvore cortou O homem a não
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b) sorvete vou tomar Amanhã um
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c) cachorro pêssego O caiu na cabeça
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d) passear no Ele de parque gosta não
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Nome _______________________________ Data_______________

Se eu fosse um ratinho...
Eu queria ser um ratinho muito pequeninho e muito brincalhão com os meus amigos. Fazia as pessoas andarem atrás de mim. Ia para as casas e começava a correr de um lado para o outro.
Assustava as pessoas e passava-lhes pelo meio das pernas. Nunca estava na mesma casa, porque podiam dar-me veneno e eu comê-lo e morrer.

1- Leia atentamente o texto e responda:
- Quem o ratinho assustava?_________________________________________
____________________________________________________________________
- Ele tinha medo de comer veneno? ____ Porquê?____________________________
____________________________________________________________________
- O que VOCÊ pensa dos ratos?____________________________________________
____________________________________________________________________
- Descreve como é que os ratos são?_______________________________________


2-A palavra brincalhão significa:
Triste ____
vaidoso ____
divertido ____
chorão____

3- Completa com: Eles; Ele; Nós; Eu; Vós;ou Tu:

________ como.
________ comes.
________ come.
________ comemos.
________ comeis.
________ comem.

4- Escreve o plural das palavras:
Pluma__________
céu ________
lã _________
focinho _________
Cão ___________
lua __________
elefante ___________
país _________
Mulher ________
maçã _________
olho _________
luz ___________

5-Completa com o masculino e o feminino das palavras:
Elefante - __________
senhor - _________
menino - _________
ela - ______
galinha - ________
pai - ______
rapaz - ____________

6 – Escreve o contrário das palavras:
Feio - __________
claro - _____________
contente - __________
rir - __________
aberta - ___________
sentado - __________

7-Ordena as palavras e escreve correctamente as frases:
O começou ratinho correr a
____________________________________________________________________
casa. Nunca mesma estava na
____________________________________________________________________
ratinho. Eu ser queria um
____________________________________________________________________


Chiquinho e o Circo

Chiquinho, um belo rapaz, viu no anúncio de um cartaz à porta do circo: “Hoje – Grandioso espetáculo a 1 real por cabeça. Não deixem de vir ver o conhecido Saltitão, o melhor palhaço do Mundo. Apenas por 1 real!!! Quem não tiver cabeça, não paga a entrada.”
Ora o Chiquinho tinha cabeça mas não tinha dinheiro. Ele gostava tanto de circo que começou a magicar numa ideia para entrar.
- Se não tivesse cabeça – pensou ele entrava sem pagar nada.
Depois de muito pensar o Chiquinho fez o seguinte:
Tapou-se com um casaco grande e pôs o colarinho da camisa por cima da cabeça. E como não tinha cabeça, o Chiquinho entrou sem pagar.
(adaptado)

1-Completa de acordo com o texto.

O Saltitão era o ______________________________________________
A entrada custava ____________________________________________
Quem não tivesse _____________________ não ___________________

2-O que é que o Chiquinho pensou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Escreve S (sim) ou N (não).

( ) O Chiquinho era um palhaço.
( ) O Chiquinho queria ir ver o circo.
( ) O Saltitão era um palhaço muito famoso.

4-Escreve do texto:

O nome próprio do palhaço__________________________
Um nome comum _________________________________

5-Completa as frases à escolha.
•O Chiquinho é um menino ______________________.
•O sobretudo é um agasalho _____________________ .
•O palhaço é __________________________________ .

6-Escreve no plural:

Cartaz - _________________
Cabeça - _____________________
Colarinho - ________________
Palhaço - _____________________

7-Além dos palhaços, que mais podes ver no circo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-Divide as palavras em sílabas.

palhaço - ______________________
malabarista - _______________
circo - _______________________
Chiquinho - ___________________

9-Escreve o feminino das palavras.

Palhaço - ________________
Chiquinho - _____________
Cabeçudo - ______________
rapaz - ________________

10-Sublinha o verbo (acção) nas frases.

•O palhaço ri muito.
•O Rui corre devagar.
•A Rafaela caiu.
•O Eduardo fugiu.
_____________________________________________________________________________________

NÓ DA AMIZADE

Um amigo é um bem
um tesouro que se tem
são as luzes das estrelas
que nos guiam mais além
são os momentos bons e maus
nesta estrada percorrida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!

Um amigo é um irmão
nosso pensar, nossa mão.
Meus amigos, que estais aqui
p'ra vós canto esta canção!
O tempo voa, neste instante,
e já estamos de partida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!

E talvez um dia
chegue a hora do adeus.
Deixarvos - ei com pena
amigos meus!
Mas mesmo longe
vós estais perto, ao pé de mim,
pois entre amigos
é assim!

1. Qual o assunto do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Segundo o autor deste poema, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Achas que o autor dá muito valor à amizade? Justifica, copiando uma frase do poema. _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

4. O texto está escrito em prosa ou em verso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Explica por palavras tuas o significado das seguintes expressões:

a)“Um amigo .... são os momentos bons e maus nesta estrada percorrida”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)“O tempo voa neste instante”
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

c)“Um amigo é ... nosso pensar, nossa mão”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. E para ti, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Escreve um texto acróstico sobre a palavra AMIZADE

A - ____________________________________________________________
M - ____________________________________________________________
I - ____________________________________________________________
Z - ____________________________________________________________
A - ____________________________________________________________
D - ____________________________________________________________
E - ____________________________________________________________

8. Completa o quadro com a tua opinião:

Um amigo ...

deve ser ______________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
nunca pode ____________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_____________________________________________________________________________________

A PRIMAVERA


A Primavera vem aí.
A Valéria, o Alexandre e o Nuno têm aulas todos os dias. Embora os três amigos sejam bons estudantes, gostem muito da professora e de ir à escola, a verdade é que as férias lhes sabem muito bem!
É um regalo brincar e passear pelos campos. Por toda a parte há flores. E que perfume tão bom elas têm!
- Não há tempo como o do início da Primavera! – dizia a Valéria. E o Alexandre e o Nuno concordavam.

Responda:

1 - Qual é o título do texto?
_____________________________________________________________________
2 – O texto está escrito em prosa ou em verso? Quantos parágrafos tem?
_____________________________________________________________________
3 - Qual era a estação do ano que estava a acabar?
_____________________________________________________________________
4 – Como se chamavam os três amigos?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5 – De que gostavam muitos as crianças?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – Qual dos três amigos disse que não havia tempo como o início da Primavera?
_____________________________________________________________________


7 – Escreve a pergunta para a resposta dada.
P: ___________________________________________________________?
R: Os três amigos têm aulas todos os dias.

8 – Separa as sílabas e rodeia a sílaba que se ouve mais forte:
Valéria – _________________________________
escola – _________________________________
estudantes – ______________________________
Primavera – ______________________________
brincar – ________________________________

9 – Passa a frase para a negativa.
A Primavera vem aí.
_________________________________________________________________

10 - Escreve as palavras nos locais correctos (masculino ou feminino).
Amigos - escola - férias - perfume - campos - flores - dias - Primavera

Feminino Masculino




#Coloca essas palavras por ordem alfabética.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 - Completa com palavras da família de perfume.

A menina estava-se a __________________ (deitar perfume).
Ficou toda ________________.
Comprou o perfume na ___________________.
A mãe deu-lhe um _________________ (perfume pequeno) mas ela gostava do __________________ (perfume grande).


12 - Completa com as palavras que faltam:

Agora a Valéria vai para férias.
Ontem, a Valéria ______ para férias.
Amanhã a Valéria _________ para férias.


_____________________________________________________________________________________
1. Lê o texto com muita atenção e ilustra-o.

O piquenique na mata

O Quito vai ao piquenique e leva pão e queijo.
A Rita leva um bolo de chocolate.
A Helena leva sumo de maracujá, que foi feito na máquina da sua tia.
-Que belo bolo, Rita! Dá-me uma fatia!
-Quito, toma um copo de sumo.
-Não, dá-me um copo de água.
-E tu, Helena?
-Eu como pão com uma fatia de queijo e bebo um copo de sumo de maracujá. Que apetite!

2- Faça um desenho do texto:


3. Assinale uma X de acordo com o texto e construa uma frase.

a)A Rita levou:

sumo
bolo

A Rita levou ____________.

b)O Quito levou:

pão
queijo
pão e queijo

_____________________________________________________________________________________

c)A Helena levou:

sumo
sumo de maracujá
sumo de pêra

_____________________________________________________________________________________

d)O piquenique foi feito:

numa lagoa
na mata
no rio

4. Como se chamavam as amigas do Quito?
_____________________________________________________________________________________

5. Ordena as frases:

sumo A levou de Helena maracujá

____________________________________________________________________

Helena uma fatia pediu à Rita de bolo A

____________________________________________________________________

5. Num pequeno texto conte o que você levaria para um piquenique com os seus amigos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



A cigarra que não sabia cantar

Era uma vez uma cigarra que não sabia cantar. Os pais fizeram tudo por ela, mas nada! Da garganta da cigarra só saía: grrr,grrr...
Muito triste, a cigarra passou a andar sempre sozinha. Ouvia, de longe, as suas amigas a cantar e chorava, chorava...
Até que um dia uma formiguinha, reparando na tristeza da cigarra, lhe disse:
-Não estejas triste. Se não sabes cantar podes ser útil noutras coisas!
-Em quê? – perguntou a cigarra.
-Podes, por exemplo, dirigir um coro de cigarras...
E assim veio a acontecer. Agora, graças ao trabalho da cigarra que não sabia cantar, as cigarras cantadeiras estão muito mais afinadinhas!

•Quem é a personagem principal do texto?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•A cigarra sentia-se ____________________, porque __________________________________ _____________________________________________________________________________________
•Quem a ajudou?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•Como é que a formiga ajudou a cigarra?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


MATEMÁTICA - 2º ANO

Nome :___________________________ Data:__________________
1- Calcule e complete:
30 + 6 = ____
63 = 60 + ____
50 + 8 = ____
10 + 7 = _____
92 = ___ + ___
90 = 90 + ____
70 + 5 = ____
20 + 8 = _____
87 = ___ + ____
38 = 30 + ____
60 + 2 = ____
80 + 5 = _____
60 = ____ + 0
25 = 20 + ____
90 + 4 = ____
70 + 4 = _____
49 = 40 + ____
72 = 70 + ____
30 = 36 – 6
10 = 14 - ____
50 = 58 - 8
10 = 10 - ____
20 = 28 - ____
70 = 76 - _____
30 = ____ - 4
40 = _____ - 0
10 = 15 - ____
80 = 88 - _____
80 = ____ - 6
60 = 60 - ____
50 = 54 - ____
90 = 95 - _____
70 = ____ - 3
90 = ___ - 0
60 = 67 - ____
40 = 41 - _____
60 = ____ - 5
80 = 80 - ____

2-Completo as sequências:
10 ---- > 20 -- _____ -- _____ -- 50 -- ____ -- _____ -- ____ - 90 - _____

3-Completa como no exemplo:
45 = 40 + 5 4 dezenas e 5 unidades
58 = ____ + ___ __________________________________
67 = ____ + ____ _________-_________________________
33 = ____ + ____ ___________________________________
99 = ____ + ____ __________________________________

4-Efetue as somas:
345 + 56 = _____
67 + 90 = _____
43 + 59 = ______
_____________________________________________________________________________________

Como você sabe, na Primavera começam as flores a florir e algumas plantas a nascer.
1 – Leia as situações e ajude Rita a resolvê-las corretamente.
*Um ramo tem 4 violetas. Quantas violetas há em 5 ramos iguais?

5 X 4 = 20 Há 20 violetas.

*Um vendedor tinha 20 balões para vender. Já vendeu 16. Quantos tem ainda?

______ ______ = ______ Tem ______ balões.

*O José tinha 7 reais. A irmã deu-lhe 5. Quantos reais tem agora ?

_____ ____ = ____ Tem _____ reais.

*Num jogo do dado a Rita fez 6 pontos no primeiro lançamento, depois fez 4 pontos e a seguir fez 3 pontos. Quantos pontos conseguiu fazer?
_____ _____ ____ = ____ Conseguiu ____ pontos.

*A Rita fez 3 construções com 5 peças cada uma. Quantas peças utilizou?

_____ ____ = _____ Utilizou _____ peças.

*O Mário tinha uma coleção com 12 carrinhos. Ofereceu 7 ao irmão. Quantos carrinhos tem agora?
____ ____ = ______ Tem _____ carrinhos.

2 – Completa como no exemplo:
90 + 7 = 97 noventa e sete
50 + 6 = ____ ______________________
30 + 9 = ____ ______________________
20 + 8 = ____ ______________________
80 + 7 = ____ ______________________

3 – Completa seguindo o exemplo:
45 = 40 + 5
56 = ___ + ___
87 = ____ + ____
99 = ___ + ___
54 = ____ + _____
63 = ____ + ____
34 = ____ + ____
76 = ____ + _____
54 = ____ + ____

4- Escreve os números: 78 90 65 43 67 89 32 45 23 12 99 100 por ordem crescente...............................................................
por ordem decrescente.........................................................

_____________________________________________________________________________________


Escreve os números por extenso de 5 em 5 até 500.

405- ________________________________________
410 - _______________________________________
415 - _______________________________________
420 - _______________________________________
425 - _______________________________________
430 - _______________________________________
435 - _______________________________________
440 - _______________________________________
445 - _______________________________________
450 - _______________________________________
455 - _______________________________________
460 - _______________________________________
465 - _______________________________________
470 - _______________________________________
475 - _______________________________________
480 - _______________________________________
485 - _______________________________________
490 - _______________________________________
495 - _______________________________________
500 - _______________________________________

Escreve os números de 2 em 2 desde o número 400 até ao 500.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Complete.
quatro centenas e cinco dezenas = _______
três centenas e nove unidades = ________
três centenas, quatro dezenas e cinco unidades = _____
cinco centenas = _____
duas centenas e três dezenas = _____
duas centenas e meia = _____
uma dezena = ____
uma dúzia = ____
meia dezena = ___
meia dúzia = ____
quatro dezenas = ____
uma centena = _____
meia centena = ______
dez dezenas = ______
uma centena e meia = ______
duas dezenas = ____

Escreve os números por ordem crescente.

401 390 180 500 210 104 108 118

___ < ___ ____ ____ ____ ____ ____ ____

-------------------------------------------------------------------------------------

Completa com uma pergunta para cada caso.

1-O Fernando tem 35 bolas e Marcos tem 43______________________________________ Têm ______ cromos.

_________________________________________________________________________

2.Havia 34 balões. Furou 15.


_______-______ Ficaram ______ balões.


_____________________________________________________________________________________
3.O João tem 4 dezenas de bolinhas de gude e a mãe ofereceu-lhe mais duas dúzias.


_______+________ Ficou com _______.


_____________________________________________________________________________________


1. A Joana comprou uma boneca por 15 € e recebeu de troco 30 € . Quanto dinheiro tinha antes de fazer a compra?



R: ____________________________________________________________________

2. Dez alunos da escola estadual fizeram uma corrida. Completa as frases:

-O atleta que chegou em último lugar, ocupou o ______________ lugar.
-O penúltimo chegou em ______________ lugar.
-O menino, que chegou atrás do 3º, ocupava o _____________ lugar.
-O atleta, que chegou à frente do 2º ocupava o _____________ lugar.
-O aluno, que chegou à frente do sétimo, ocupava o _______________ lugar.

3. O João tem noventa e cinco reais e a Marta tem sessenta e quatro. Quantos reais João tem a mais que a Marta?



R: ____________________________________________________________________



MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome:_____________________________ Data:________________

1-Leia e escreve os numerais ordinais:
1º______________________
2º______________________
3º______________________
6º______________________
10º_____________________
11º ____________________
12º_____________________
15º_____________________
20º_____________________
2-Escreve de 4 em 4 até 400.
0

3– Escreve a leitura dos números:
24 ___________________________
32 ___________________________
69____________________________
90____________________________
100___________________________
87____________________________

4– Completa como no exemplo
62 = 60 + 2  6 dezenas e 2 unidades
35 = ___ + ____  _______________________________
29 = ____ + ___  ________________________________
42 = ____ + ____ - ______________________________

5– Efectua as somas:
345 + 698 = _____
592 + 693 = _______
42 + 1092 =________
245 + 823 = ____
6 – Completa como no exemplo:
3 X 2 = 6
2 X 9 = ____
7 X 3 = ____
9 X 3 = ____
6 X 2 =_____

7– Escreve os números vizinhos:
____ 63 ____
____ 71 ____
____ 80 _____
_____ 99 _____

8 – Escreve de 10 em 10 até 200:
0__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Calcula mentalmente:
8 + 9 =____
40 + 8 = ____
64 - ____ = _____
20 + 3 = ______
15 – 8 = _____
75 – 5 = ______
30 + ___ = 35
56 – 6 = _____
100 – 10 = _____

10 – O Tiago tinha duas dezenas de livros de histórias. Ofereceram-lhe mais oito. Quantos livros tem agora?



R.___________________________________________________________________
11 – Na caixa havia vinte e quatro marcadores. A Joana utilizou doze. Quantos marcadores ficaram na caixa?



R.___________________________________________________________________

12 – Escreve < , > ou =
17 ____ 30
45 ____ 34
50 _____
25 + 25
45___ 78
43 + 5 ____ 69
40 + 10 ___ 47
35 ____ 20 + 10
40 – 19 ____ 30 + 20
98 _____ 100

13 – Escreve em numeração romana
1 _____
2- ______
3 - ______
4 - _______
5 - ________
6 - _______
7 - ______
8 - _______
9 - _______
10 - ______






NOME:_________________________________________ SÉRIE:________ DATA:_______________________

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

1- Dê o sinônimo das palavras:

LINDO-
CAMINHAR-
DEPRESSA-
CONTENTE-
GAROTA-
RESIDIR-

2- Numere a segunda coluna de acordo com o significado da primeira:

(1) Auxiliar ( ) linda
(2) Pacote ( ) rezar
(3) Caminhar ( ) pular
(4) Morar ( ) embrulho
(5) Orar ( ) ajudar
(6) Guloso ( ) andar
(7) Saltar ( ) residir
(8) Bonita ( ) comilão

3- Dê um antônimo para as palavras:

LINDO-
CONTENTE-
DEPRESSA-
PEQUENO-
ALTO-
MAGRO-

4-Copie as frases trocando as palavras destacadas por antônimos:

a) O livro é fino.
_______________________________________________
b) Mamãe acendeu a luz da sala.
_______________________________________________
c) O vestido da menina é comprido.
_______________________________________________
d) Mônica ganhou uma boneca pequena.
_______________________________________________


5- Forme frases usando as palavras a seguir:

a) contente – menino: ________________________________________________
b) ganhou – bola:_____________________________________________________
c) caminhar – jardim:_________________________________________________

6- Complete as palavras com ch, nh ou lh e copie-as novamente:

FI____OTES-
____UVA-
GATI____O-
COE____A-
PASSARI____O-
CAMI____O-
LI____A-
_____EGADA-
I____A-
_____AVE-
____EFE-
MI____OCA-


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_____________________________________________________________________________________
ATIVIDADES

Escreva duas palavras que rimem com:

Pão:
Bola:
Argila:
Vizinha:
Fazer:
Dançar:
Gigante:
Escrever:
Agir:
Galinha:

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Nome:__________________________________________ 4ª série

Avaliação de matemática

1- Resolva os problemas:

a) Se eu desse 15 docinhos a cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinhos eu daria? b) André e Fábio fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas eles fizeram?


2- Faça as contas com atenção:
a) 161.215 : 23 =
b) 845.913 : 65 =
c) 7.012 : 28 =
d) 127.433 : 13 =
e) 102 x 33 =
f) 860 x 64 =
g) 2.801 x 46 =
h) 392.601 x 39 =
i) 32.741 + 28.800 =
j) 193.094 + 91.544 =
k) 799 + 123 =
l) 16.100 – 3.900 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 286.543 – 16.514 =

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1. Leia: A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
Atividades
Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
______________________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem?
______________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
______________________________________________________________
d) Onde se passa a história?
______________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
______________________________________________________________
f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
______________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_____________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________

2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
______________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho
b) desço
c) satisfeito
d) concordo

4. Escreva as palavras no plural:
a)nuvem
b)gás
c)quintal
d)anel

5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
______________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
______________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
______________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
______________________________________________________________

6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo
b) menina
c) irmão
d) chinelo

7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá
b) tatu
c) boca
d) barca

8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão
b) imperatriz
c) rei
d) cão

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O leão e o ratinho

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo de sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão. O leão e o ratinho


_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Descubra o número:
58 + ____= 100
96 + ____= 222
71 + ____= 89
138 + ____= 345

2- Resolva as operações:
a) 751+167=
b) 539+682=
c) 438+325=
d) 266+213=
e) 981-532=
f) 729-318=
g) 999-200=
h) 496-189=

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Deveres

1- Separe as palavras em sílabas e classifique-as:
Palavras sílabas classificação
Aparelho-
Beterraba-
Viagem-
Mão-
Sapatinho-
Explodindo-
Passear-
Limpeza-
Passarinho-
Osso-
Pão-

_____________________________________________________________________________________

Aluno(a):________________________________ série: ___________

Avaliação final de Português

A última corrida do ano

Último dia do ano. Por todo o mundo há um clima de despedida. Cada lugar dá seu adeus de forma diferente. Uns preferem atirar flores, outros dançar e cantar. E, se você for a São Paulo, verá pessoas que preferem correr pelas ruas da cidade.
Mas não se espante. Não é uma corrida desordenada. Trata-se da Corrida Internacional (ou Prova Pedestre Internacional) de São Silvestre. Desde 1925 atletas brasileiros, e a partir de 1947, também estrangeiros, participam dessa corrida no dia 31 de dezembro de cada ano. E os corredores percorrem, às vezes, mais de 9 mil metros num tempo médio de 25 minutos. Em 1982, o percurso foi aumentando para 13.584 metros, percorridos pelo vencedor em cerca de 40 minutos, baixando em seguida para 12.640 metros, com o tempo reduzido a cerca de 37 minutos.
Embora se trate de competição esportiva, o que mais encanta nessa corrida é o grande número de nações que mandam ao Brasil seus melhores atletas nessa modalidade, e então há um alegre convívio de pessoas de língua diferentes, mas que se entendem muito bem pelo espírito cordial que reina em todos os encontros, desde os primeiros treinos e reuniões de caráter mais festivo.

O mundo da criança, Encyclopaedia Britannica do Brasil, V.12: Comemorações.

Para interpretar:

1- Por que o título do texto é A última corrida do ano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Complete o quadro de acordo com o texto:
Nome da competição:
Dia em que se realiza:
Local:
Distância percorrida:
Tempo aproximado de duração:
Primeiro ano da competição:

3- Por que no mundo todo há um clima de despedida, segundo o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- O que mais causa satisfação na Corrida de São Silvestre, de acordo com o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Qual é o seu esporte preferido? Por quê?


6- Classifique os substantivos em próprios e comuns:

Tecido:________________ Roupa:________________
Tiago:________________ Moeda:________________
Bahia:________________ Carlos:________________
Professora:_____________ Noiva:________________
Artes:_________________ São Luiz:______________

7- Acrescente características aos substantivos, preenchendo os espaços em branco com adjetivos:

a) A _______________ garota saiu de sua casa, passou por uma praça _______________ e se dirigiu ao __________________ clube onde encontrou as crianças _______________ .

b) O ______________ caminhão parou numa _______________ rua e o _____________ motorista entrou num edifício ________________ .

c) ________________ garotas orientavam o ________________ público que visitava a exposição industrial.

8- Passe as frases para o plural:

a) A camisa do jogador estava rasgada.
__________________________________________________________________________
b) O papel estava gostoso.
__________________________________________________________________________
c) O cachorro latiu bem alto.
__________________________________________________________________________
d) O menino comeu muito.
__________________________________________________________________________

9- Sublinhe os verbos e dê o tempo em que se encontram nas frases:

a) Eu repartir meu lanche com ele.

b) Nos fazemos doce.

c) Betinho andou de patins.

d) Ele partirá amanhã.

e) Você recebeu a carta?

f) Eles estudam suas lições.

10- Ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça com atenção!

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_____________________________________________________________________________________

MATEMÁTICA

1- Calcule estas somas:

a) 13 + 45 +12 =
b) 53 + 48 + 9 =
c) 68 + 75 + 141=
d) 18 + 8 +246 =
e) 8 + 15 + 245 =
f) 36 + 142 + 1.247=
g) 84 + 6 + 156 + 2.361=
h) 3 + 115 + 4.632 + 10 + 10.420 =

2- Qual é a diferença?

a) 73 – 48 =
b) 261 – 94 =
c) 502 – 236 =
d) 104 – 47 =
e) 300 – 87 =
f) 100 – 45 =
g) 1.000 – 648 =
h) 2.000 – 1.245 =
i) 4. 237 – 1.843 =
j) 10.340 – 8.587 =

3- Resolva as multiplicações:

a) 358 X 6 =
b) 945 X 6 =
c) 280 X 9 =
d) 704 X 8 =
e) 816 X 4 =
f) 4.790 X 3 =
g) 8.619 X 5 =
h) 6.705 X 9 =

4- Copie completando as frases:

a) O triplo de 8.974 pessoas é ..................... pessoas.
b) O quádruplo de 3.941 laranjas é .......................... laranjas.
c) O sêxtuplo de R$ 12.407,00 é ..........................
d) O quíntuplo de 9.065 quilômetros é ........................
e) O dobro de 1.213 bolinhas é ........................ bolinhas.


5- Calcule as divisões:

a) 135 : 9 =
b) 184 : 6 =
c) 490 : 26 =
d) 1.827 : 35 =
e) 1.624 : 29 =
f) 1.790 : 48 =
g) 2.575 : 64 =
h) 2.275 : 27 =
i) 2.432 : 8 =
j) 2.480 : 12 =

6- Faça os problemas:

a) Uma fábrica produz 375 aparelhos eletrodomésticos por mês. Quantos aparelhos eletrodomésticos ela produzirá em 8 meses?

b) A soma de dois números é 3.506. Um deles é 937. Qual é o outro?
7- Resolva:

a) 1 dúzia e meia mais 7 unidades =
b) 3 centenas menos 2 dezenas =
c) 3 dúzias e meia mais 7 centenas =
d) 8 centenas mais 15 unidades menos 2 dezenas =


8- Calcule as operações :

a) 516 : 5 =
b) 692 : 3 =
c) 450 : 5 =
d) 4.974 : 7 =
e) 6000 X 8 =
f) 4180 X 7 =
g) 4063 X 5 =
h) 744 X 9 =
i) 62 + 14 + 12 + 8 =
j) 520 + 30 + 90 =
k ) 230 + 341 + 39 =
l ) 190 + 360 + 410 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 7.648 – 5.715 =
o) 10.407 – 123 =
p) 105.246 – 6.438 =

9- Pedro é caixa de um banco. Conforme o movimento, ele separa o dinheiro usando elásticos para fazer maços e pacotes. Qual a quantia que ele separa em cada situação?

a) 10 notas de 1 real.
b) 10 notas de 10 reais.
c) 10 notas de 100 reais.
d) 20 notas de 50 reais.
e) 5 notas de 10 reais e seis notas de 1 real.
f) 8 notas de 100 reais, 4 notas de 10 reais e 9 notas de 1 real.


10- Problemas:

a) No prédio onde mora Ana existem 205 apartamentos e onde Carlos mora, 168 apartamentos. Em que prédio existem mais apartamento? Quantos a mais?

b) Um estacionamento tem espaço para 200 carros. Já estão estacionados 124 carros. Quantos carros ainda poderão usar o estacionamento nesse momento?



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Nome:__________________________________________________

Avaliação de Português

Leia o texto a seguir:

Eu tropeço e não desisto

A menina ordenhou a vaca para vender o leite. Enquanto caminhava, em direção ao mercado, ia sonhando...
Depois de vender o leite, com o dinheiro, compraria uma galinha. Esta, com certeza, botaria os ovos que ela venderia para comprar um vestido azul. Ficaria tão bonita que se casaria com um lindo príncipe, o qual a levaria para morar no castelo lá no alto da colina.
Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou numa pedra: o balde virou e não sobrou nem uma gota do leite.
A menina começou a chorar por ter perdido o seu sonho. De repente, surgiu uma mulher bem velha que falou assim:
 Não chore, menina, porque chorar não resolve nada. Se quiser o seu sonho de volta, comece tudo de novo. Mas, dessa vez, preste atenção na pedra...
Nem deu tempo de a menina responder e a velha já havia desaparecido. Então a menina voltou para casa e , na manhã seguinte, começou tudo de novo: ordenhou a vaca para vender o leite. Só que, desta vez, ela estava mais atenta. Desviando da pedra no caminho conseguiu chegar ao mercado, onde vendeu o leite.
Com o dinheiro da venda, a menina comprou uma galinha.
A galinha, como era o esperado, botou muitos ovos, que ela também vendeu e assim pôde comprar o lindo vestido azul.
Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
Porém, nada de ele chegar. De repente, a velha surgiu novamente e disse:
 Vá até a colina que o príncipe precisa de ajuda. Ele também não viu a pedra e caiu do cavalo.
A menina saiu correndo para socorrer o príncipe. Ele estava muito machucado. A menina levou-o para a casa dela, onde tratou com o maior carinho. Quando o príncipe finalmente sarou, estava tão encantado com a menina que a pediu em casamento.
Toda feliz, porque também se apaixonara pelo príncipe, a menina aceitou o pedido. Pôs de novo o vestido azul. O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do seu cavalo e foram em direção ao castelo... O príncipe, muito sonhador, e totalmente distraído, ia fazendo planos para o futuro... mas a menina prestava atenção.
Encontraram várias pedras no caminho, porém a menina sempre fazia como a velha havia ensinado. Ela era tão velha quanto o mundo e sabia das coisas  principalmente do que é feito um sonho!
O príncipe e a princesa foram muito felizes. Eles descobriram que, na vida, o mais importante é jamais desistir.
NICOLELIS, G. L.

1- Pinte a alternativa que tem uma palavra que pode substituir a que está destacada na frase:
a) Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou em uma pedra.
 curiosa  animada  preocupada

b) Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
 aflito  injusto  alegre
c) O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do cavalo e foram em direção ao castelo...
 brilho  feliz  preocupado
2- Responda:
a) Conte, resumidamente, qual era o sonho da menina.
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b) Quando a menina chorou por ter perdido seu sonho, apareceu uma mulher bem velha, que disse: “Não chore, menina, porque chorar não resolve nada”. Você concorda com ela? Por quê?
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3- Para realizar seu sonho, a menina planejou suas ações. Numere os fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos:

( ) O leite é vendido no mercado.
( ) A galinha bota ovos.
( ) A menina compra um vestido azul.
( ) A vaca é ordenhada.
( ) A menina fica bonita e casa com o lindo príncipe.
( ) A menina compra uma galinha.

4- Explique a relação entre o título e a última frase

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ORTOGRAFIA
As atividades podem ser mimeografas, xerocadas ou digitadas e distribuídas aos alunos. Na falta desses recursos, colocar na lousa. Os alunos poderão pintar os desenhos sugeridos.

I
O x tem 5 sons diferentes. Distribua as palavras abaixo em colunas de acordo com o som:
pirex - crucifixo - auxiliar - xarope - exame - tórax - exclamações - peixe - durex - boxe- trouxe - xícara - lixo - excursão - táxi - exército - máximo - próximo - peixaria - Alexandre - sexta-feira - explosão.

Sugestões -
1- Colocar na folha cinco balões bem grandes e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch - s - ss - z - ks . O aluno deverá agrupar as palavras no balão de acordo com o som.
2- Fazer 5 colunas e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch-s-ss-z e ks. O aluno deverá colocar em cada coluna as palavras de acordo com o som.

Complete as palavras com G ou J e depois as coloque nas escadas correspondentes:
1- _____ente
2- via_____ar
3- ma_____estade
4- ve_____etais
5- rea_____iu
6- _____eito
7- su_____eito
8- re_____ião
9- su_____eira
10- a via_____em
11- _____eléia
12- in_____eção
13- estran_____eiro
14- tra_____e

Coloque as palavras com X dentro do coelhinho e as com Ch dentro do ovo de Páscoa.
1- en_____ergar
2- _____efe
3- _____eiro
4- _____ícara
5- _____u_____u
6- _____ereta
7- _____eia
8- dei_____ava
9- co_____i_____o
10- _____ave
11- _____arope
12- abaca_____i
13- ria_____o
14- fai_____a

S ou Z ?
1- belo - bele_____a
2- princesa - prince_____inha
3- triste - triste_____a
4- rico - rique_____a
5- casa - ca_____inha
6- inglês - ingle_____a
7- pobre - pobre_____a
8- flor - flor_____inha
9- asa - a_____inha
10- português - portugue_____a
11- animal - animal_____inho
12- brasa - bra_____inha
13- chinês - chine_____a
14- japonês - japone_____a

Colocar as palavras com C no telhado, as com Ç na porta e as com SS na janela da casa.
1- a_____etinar
2- in____entivo
3- alma_____o
4- alcan_____e
5- a_____ude
6- a_____essor
7- ne_____essário
8- a_____ucena
9- ca_____ula
10-Sui_____a
11-in_____erto
12-so_____ego

U ou O ?
1- cap____eira
2- b_____eiro
3- mág_____a
4- ch_____visco
5- p______leiro
6- p_____lenta
7- tab_____ada
8- táb_____a
9- t_____ssir
10- eng_____lir
11- f_____cinho
12- jab____ticaba

S,Z ou X ? ( som de [z])
1- e_____ato 2- certe_____a
3- va_____o 4- va_____io
5- ve_____es 6- qui____er
7- e_____agero 8- ê____ito
9- arra_____ar 10- ami____ade
11-e____igência 12- e_____ibir
13- mole___a 14- pe____o
15- e___ílio 16- co____inha
17- bri___a 18- li___o

X ou XC .

Coloque X ou XC nas palavras:
1- má_____imo
2- e___esso
3- e____edente
4- trou____e
5- au_____ílio
6- e_____eção
7- e_____elente
8- pró_____ima
9- apro____imação
10- e____edia
11- pro____imidade
12- e____epcional

COMPLETAR COM : SS - Ç - S
1- pa_____agem
2- ân_____sia
3- al_____a
4- pri____ão
5- alma_____o
6- a_____úcar
7- a_____ude
8- preten____ão
9- ma______agista
10- so_____ego
11- ca_____ula
12- dor____o
13- dan___arino

COMPLETE COM : J- G
1- ____ íria
2- ori____em
3- pro_____eto
4- desa_____eitado
5- ____elatina
6- en____ôo
7- laran____eira
8- re_____ime
9- ____urado
10- mar_____em
11- tra____eto
12- frá____il
13- sar_____ento

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_____________________________________________________________________________________
ALUNO: ______________________________SÉRIE: __________ DATA: ______________

LETRAS DO ALFABETO:
A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z.
a- b- c- d- e – f- g- h- i- j- k- l- m- n- o- p- q- r- s- t- u- v- w- x- y- z.

VOGAIS:
A- E- I- O- U
a- e- i- o- u

1) LEIA AS SÍLABAS ABAIXO:
BA – BE – BI – BO – BU
CA – CO – CU
DA – DE – DI – DO – DU
FA – FE – FI – FO – FU
GA – GO – GU
JA – JE – JI – JO – JU
LA – LE – LI – LO – LU
MA – ME – MI – MO – MU
NA – NE – NI – NO – NU

2) FORME 20 PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA:
1- ___________ 6- ___________ 11- ___________ 16- ___________
2- ___________ 7- ___________ 12- ___________ 17- ___________
3- ___________ 8- ___________ 13- ___________ 18- ___________
4- ___________ 9- ___________ 14- ___________ 19- ___________
5- ___________ 10- ___________ 15- ___________ 20- __________

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quarta-feira, 9 de junho de 2010

FESTA JUNINA: ESPANTALHO DE EVA E PAINEIS

FIZ OS ESPANTALHOS PARA DECORAR A FESTA JUNINA DA ESCOLA QUE TRABALHO







ESTE PAINEL FOI MINHA AMIGA PROFESSORA QUE FEZ ( PATRICIA)




ESTE OUTRO FOI MINHA AMIGA PROFESSORA ELISANGELA