sexta-feira, 25 de junho de 2010

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS- séries iniciais

* Retrato de pato

O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.

O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.

Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".

Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.

O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.

Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.

E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!

No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!

A discussão não parava
E cada qual mais gritava.

Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"

Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.

Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.


Responda:

1. Quem escreveu a poesia?

2. Que nome ele deu à poesia?

3. Quando o pato foi tirar retrato?

4. Quem tirou o retrato do pato?

5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?

6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.

7. " A discussão não parava

E cada qual mais gritava".

a) Quem discutiu?

b) Porque houve essa discussão?
_____________________________________________________________________________________

*Sinais de pontuação (2ª série)


Ponto Final

Leia a frase:

Lucas comprou seu lanche.
No final dessa frase aparece o ponto final: .

Ponto de interrogação

Leia a frase:

O senhor pode me dar o caderno, por favor?
No final dessa frase aparece o ponto de interrogação: ?

Ponto de exclamação

Leia a frase:

Aqui esta o seu caderno, menina!
No final dessa frase aparece o ponto de exclamação: !


Atividades:

1) Pontue corretamente as frases.

a) João, não quero ir à praça, quero ir ao cinema__
b) Olá Luciana, você gostaria de comer um bolo__
c) Que linda essa festa de aniversário__
d) Vamos ao parque de diversões junto__ Para brincar na roda gigante__
e) Que surpresa ver você por aqui-__

2) Ordene as palavras e forme frases. Não esqueça de colocar o ponto final.

a) árvore cortou O homem a não
________________________________________________________

b) sorvete vou tomar Amanhã um
________________________________________________________

c) cachorro pêssego O caiu na cabeça
________________________________________________________

d) passear no Ele de parque gosta não
________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

Nome _______________________________ Data_______________

Se eu fosse um ratinho...
Eu queria ser um ratinho muito pequeninho e muito brincalhão com os meus amigos. Fazia as pessoas andarem atrás de mim. Ia para as casas e começava a correr de um lado para o outro.
Assustava as pessoas e passava-lhes pelo meio das pernas. Nunca estava na mesma casa, porque podiam dar-me veneno e eu comê-lo e morrer.

1- Leia atentamente o texto e responda:
- Quem o ratinho assustava?_________________________________________
____________________________________________________________________
- Ele tinha medo de comer veneno? ____ Porquê?____________________________
____________________________________________________________________
- O que VOCÊ pensa dos ratos?____________________________________________
____________________________________________________________________
- Descreve como é que os ratos são?_______________________________________


2-A palavra brincalhão significa:
Triste ____
vaidoso ____
divertido ____
chorão____

3- Completa com: Eles; Ele; Nós; Eu; Vós;ou Tu:

________ como.
________ comes.
________ come.
________ comemos.
________ comeis.
________ comem.

4- Escreve o plural das palavras:
Pluma__________
céu ________
lã _________
focinho _________
Cão ___________
lua __________
elefante ___________
país _________
Mulher ________
maçã _________
olho _________
luz ___________

5-Completa com o masculino e o feminino das palavras:
Elefante - __________
senhor - _________
menino - _________
ela - ______
galinha - ________
pai - ______
rapaz - ____________

6 – Escreve o contrário das palavras:
Feio - __________
claro - _____________
contente - __________
rir - __________
aberta - ___________
sentado - __________

7-Ordena as palavras e escreve correctamente as frases:
O começou ratinho correr a
____________________________________________________________________
casa. Nunca mesma estava na
____________________________________________________________________
ratinho. Eu ser queria um
____________________________________________________________________


Chiquinho e o Circo

Chiquinho, um belo rapaz, viu no anúncio de um cartaz à porta do circo: “Hoje – Grandioso espetáculo a 1 real por cabeça. Não deixem de vir ver o conhecido Saltitão, o melhor palhaço do Mundo. Apenas por 1 real!!! Quem não tiver cabeça, não paga a entrada.”
Ora o Chiquinho tinha cabeça mas não tinha dinheiro. Ele gostava tanto de circo que começou a magicar numa ideia para entrar.
- Se não tivesse cabeça – pensou ele entrava sem pagar nada.
Depois de muito pensar o Chiquinho fez o seguinte:
Tapou-se com um casaco grande e pôs o colarinho da camisa por cima da cabeça. E como não tinha cabeça, o Chiquinho entrou sem pagar.
(adaptado)

1-Completa de acordo com o texto.

O Saltitão era o ______________________________________________
A entrada custava ____________________________________________
Quem não tivesse _____________________ não ___________________

2-O que é que o Chiquinho pensou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Escreve S (sim) ou N (não).

( ) O Chiquinho era um palhaço.
( ) O Chiquinho queria ir ver o circo.
( ) O Saltitão era um palhaço muito famoso.

4-Escreve do texto:

O nome próprio do palhaço__________________________
Um nome comum _________________________________

5-Completa as frases à escolha.
•O Chiquinho é um menino ______________________.
•O sobretudo é um agasalho _____________________ .
•O palhaço é __________________________________ .

6-Escreve no plural:

Cartaz - _________________
Cabeça - _____________________
Colarinho - ________________
Palhaço - _____________________

7-Além dos palhaços, que mais podes ver no circo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-Divide as palavras em sílabas.

palhaço - ______________________
malabarista - _______________
circo - _______________________
Chiquinho - ___________________

9-Escreve o feminino das palavras.

Palhaço - ________________
Chiquinho - _____________
Cabeçudo - ______________
rapaz - ________________

10-Sublinha o verbo (acção) nas frases.

•O palhaço ri muito.
•O Rui corre devagar.
•A Rafaela caiu.
•O Eduardo fugiu.
_____________________________________________________________________________________

NÓ DA AMIZADE

Um amigo é um bem
um tesouro que se tem
são as luzes das estrelas
que nos guiam mais além
são os momentos bons e maus
nesta estrada percorrida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!

Um amigo é um irmão
nosso pensar, nossa mão.
Meus amigos, que estais aqui
p'ra vós canto esta canção!
O tempo voa, neste instante,
e já estamos de partida.
E digo mais: não vos trocava
por nada desta vida!

E talvez um dia
chegue a hora do adeus.
Deixarvos - ei com pena
amigos meus!
Mas mesmo longe
vós estais perto, ao pé de mim,
pois entre amigos
é assim!

1. Qual o assunto do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Segundo o autor deste poema, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Achas que o autor dá muito valor à amizade? Justifica, copiando uma frase do poema. _____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

4. O texto está escrito em prosa ou em verso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Explica por palavras tuas o significado das seguintes expressões:

a)“Um amigo .... são os momentos bons e maus nesta estrada percorrida”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)“O tempo voa neste instante”
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

c)“Um amigo é ... nosso pensar, nossa mão”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. E para ti, o que é um amigo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Escreve um texto acróstico sobre a palavra AMIZADE

A - ____________________________________________________________
M - ____________________________________________________________
I - ____________________________________________________________
Z - ____________________________________________________________
A - ____________________________________________________________
D - ____________________________________________________________
E - ____________________________________________________________

8. Completa o quadro com a tua opinião:

Um amigo ...

deve ser ______________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
nunca pode ____________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_______________________________
_____________________________________________________________________________________

A PRIMAVERA


A Primavera vem aí.
A Valéria, o Alexandre e o Nuno têm aulas todos os dias. Embora os três amigos sejam bons estudantes, gostem muito da professora e de ir à escola, a verdade é que as férias lhes sabem muito bem!
É um regalo brincar e passear pelos campos. Por toda a parte há flores. E que perfume tão bom elas têm!
- Não há tempo como o do início da Primavera! – dizia a Valéria. E o Alexandre e o Nuno concordavam.

Responda:

1 - Qual é o título do texto?
_____________________________________________________________________
2 – O texto está escrito em prosa ou em verso? Quantos parágrafos tem?
_____________________________________________________________________
3 - Qual era a estação do ano que estava a acabar?
_____________________________________________________________________
4 – Como se chamavam os três amigos?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5 – De que gostavam muitos as crianças?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – Qual dos três amigos disse que não havia tempo como o início da Primavera?
_____________________________________________________________________


7 – Escreve a pergunta para a resposta dada.
P: ___________________________________________________________?
R: Os três amigos têm aulas todos os dias.

8 – Separa as sílabas e rodeia a sílaba que se ouve mais forte:
Valéria – _________________________________
escola – _________________________________
estudantes – ______________________________
Primavera – ______________________________
brincar – ________________________________

9 – Passa a frase para a negativa.
A Primavera vem aí.
_________________________________________________________________

10 - Escreve as palavras nos locais correctos (masculino ou feminino).
Amigos - escola - férias - perfume - campos - flores - dias - Primavera

Feminino Masculino




#Coloca essas palavras por ordem alfabética.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 - Completa com palavras da família de perfume.

A menina estava-se a __________________ (deitar perfume).
Ficou toda ________________.
Comprou o perfume na ___________________.
A mãe deu-lhe um _________________ (perfume pequeno) mas ela gostava do __________________ (perfume grande).


12 - Completa com as palavras que faltam:

Agora a Valéria vai para férias.
Ontem, a Valéria ______ para férias.
Amanhã a Valéria _________ para férias.


_____________________________________________________________________________________
1. Lê o texto com muita atenção e ilustra-o.

O piquenique na mata

O Quito vai ao piquenique e leva pão e queijo.
A Rita leva um bolo de chocolate.
A Helena leva sumo de maracujá, que foi feito na máquina da sua tia.
-Que belo bolo, Rita! Dá-me uma fatia!
-Quito, toma um copo de sumo.
-Não, dá-me um copo de água.
-E tu, Helena?
-Eu como pão com uma fatia de queijo e bebo um copo de sumo de maracujá. Que apetite!

2- Faça um desenho do texto:


3. Assinale uma X de acordo com o texto e construa uma frase.

a)A Rita levou:

sumo
bolo

A Rita levou ____________.

b)O Quito levou:

pão
queijo
pão e queijo

_____________________________________________________________________________________

c)A Helena levou:

sumo
sumo de maracujá
sumo de pêra

_____________________________________________________________________________________

d)O piquenique foi feito:

numa lagoa
na mata
no rio

4. Como se chamavam as amigas do Quito?
_____________________________________________________________________________________

5. Ordena as frases:

sumo A levou de Helena maracujá

____________________________________________________________________

Helena uma fatia pediu à Rita de bolo A

____________________________________________________________________

5. Num pequeno texto conte o que você levaria para um piquenique com os seus amigos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



A cigarra que não sabia cantar

Era uma vez uma cigarra que não sabia cantar. Os pais fizeram tudo por ela, mas nada! Da garganta da cigarra só saía: grrr,grrr...
Muito triste, a cigarra passou a andar sempre sozinha. Ouvia, de longe, as suas amigas a cantar e chorava, chorava...
Até que um dia uma formiguinha, reparando na tristeza da cigarra, lhe disse:
-Não estejas triste. Se não sabes cantar podes ser útil noutras coisas!
-Em quê? – perguntou a cigarra.
-Podes, por exemplo, dirigir um coro de cigarras...
E assim veio a acontecer. Agora, graças ao trabalho da cigarra que não sabia cantar, as cigarras cantadeiras estão muito mais afinadinhas!

•Quem é a personagem principal do texto?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•A cigarra sentia-se ____________________, porque __________________________________ _____________________________________________________________________________________
•Quem a ajudou?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
•Como é que a formiga ajudou a cigarra?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


MATEMÁTICA - 2º ANO

Nome :___________________________ Data:__________________
1- Calcule e complete:
30 + 6 = ____
63 = 60 + ____
50 + 8 = ____
10 + 7 = _____
92 = ___ + ___
90 = 90 + ____
70 + 5 = ____
20 + 8 = _____
87 = ___ + ____
38 = 30 + ____
60 + 2 = ____
80 + 5 = _____
60 = ____ + 0
25 = 20 + ____
90 + 4 = ____
70 + 4 = _____
49 = 40 + ____
72 = 70 + ____
30 = 36 – 6
10 = 14 - ____
50 = 58 - 8
10 = 10 - ____
20 = 28 - ____
70 = 76 - _____
30 = ____ - 4
40 = _____ - 0
10 = 15 - ____
80 = 88 - _____
80 = ____ - 6
60 = 60 - ____
50 = 54 - ____
90 = 95 - _____
70 = ____ - 3
90 = ___ - 0
60 = 67 - ____
40 = 41 - _____
60 = ____ - 5
80 = 80 - ____

2-Completo as sequências:
10 ---- > 20 -- _____ -- _____ -- 50 -- ____ -- _____ -- ____ - 90 - _____

3-Completa como no exemplo:
45 = 40 + 5 4 dezenas e 5 unidades
58 = ____ + ___ __________________________________
67 = ____ + ____ _________-_________________________
33 = ____ + ____ ___________________________________
99 = ____ + ____ __________________________________

4-Efetue as somas:
345 + 56 = _____
67 + 90 = _____
43 + 59 = ______
_____________________________________________________________________________________

Como você sabe, na Primavera começam as flores a florir e algumas plantas a nascer.
1 – Leia as situações e ajude Rita a resolvê-las corretamente.
*Um ramo tem 4 violetas. Quantas violetas há em 5 ramos iguais?

5 X 4 = 20 Há 20 violetas.

*Um vendedor tinha 20 balões para vender. Já vendeu 16. Quantos tem ainda?

______ ______ = ______ Tem ______ balões.

*O José tinha 7 reais. A irmã deu-lhe 5. Quantos reais tem agora ?

_____ ____ = ____ Tem _____ reais.

*Num jogo do dado a Rita fez 6 pontos no primeiro lançamento, depois fez 4 pontos e a seguir fez 3 pontos. Quantos pontos conseguiu fazer?
_____ _____ ____ = ____ Conseguiu ____ pontos.

*A Rita fez 3 construções com 5 peças cada uma. Quantas peças utilizou?

_____ ____ = _____ Utilizou _____ peças.

*O Mário tinha uma coleção com 12 carrinhos. Ofereceu 7 ao irmão. Quantos carrinhos tem agora?
____ ____ = ______ Tem _____ carrinhos.

2 – Completa como no exemplo:
90 + 7 = 97 noventa e sete
50 + 6 = ____ ______________________
30 + 9 = ____ ______________________
20 + 8 = ____ ______________________
80 + 7 = ____ ______________________

3 – Completa seguindo o exemplo:
45 = 40 + 5
56 = ___ + ___
87 = ____ + ____
99 = ___ + ___
54 = ____ + _____
63 = ____ + ____
34 = ____ + ____
76 = ____ + _____
54 = ____ + ____

4- Escreve os números: 78 90 65 43 67 89 32 45 23 12 99 100 por ordem crescente...............................................................
por ordem decrescente.........................................................

_____________________________________________________________________________________


Escreve os números por extenso de 5 em 5 até 500.

405- ________________________________________
410 - _______________________________________
415 - _______________________________________
420 - _______________________________________
425 - _______________________________________
430 - _______________________________________
435 - _______________________________________
440 - _______________________________________
445 - _______________________________________
450 - _______________________________________
455 - _______________________________________
460 - _______________________________________
465 - _______________________________________
470 - _______________________________________
475 - _______________________________________
480 - _______________________________________
485 - _______________________________________
490 - _______________________________________
495 - _______________________________________
500 - _______________________________________

Escreve os números de 2 em 2 desde o número 400 até ao 500.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Complete.
quatro centenas e cinco dezenas = _______
três centenas e nove unidades = ________
três centenas, quatro dezenas e cinco unidades = _____
cinco centenas = _____
duas centenas e três dezenas = _____
duas centenas e meia = _____
uma dezena = ____
uma dúzia = ____
meia dezena = ___
meia dúzia = ____
quatro dezenas = ____
uma centena = _____
meia centena = ______
dez dezenas = ______
uma centena e meia = ______
duas dezenas = ____

Escreve os números por ordem crescente.

401 390 180 500 210 104 108 118

___ < ___ ____ ____ ____ ____ ____ ____

-------------------------------------------------------------------------------------

Completa com uma pergunta para cada caso.

1-O Fernando tem 35 bolas e Marcos tem 43______________________________________ Têm ______ cromos.

_________________________________________________________________________

2.Havia 34 balões. Furou 15.


_______-______ Ficaram ______ balões.


_____________________________________________________________________________________
3.O João tem 4 dezenas de bolinhas de gude e a mãe ofereceu-lhe mais duas dúzias.


_______+________ Ficou com _______.


_____________________________________________________________________________________


1. A Joana comprou uma boneca por 15 € e recebeu de troco 30 € . Quanto dinheiro tinha antes de fazer a compra?



R: ____________________________________________________________________

2. Dez alunos da escola estadual fizeram uma corrida. Completa as frases:

-O atleta que chegou em último lugar, ocupou o ______________ lugar.
-O penúltimo chegou em ______________ lugar.
-O menino, que chegou atrás do 3º, ocupava o _____________ lugar.
-O atleta, que chegou à frente do 2º ocupava o _____________ lugar.
-O aluno, que chegou à frente do sétimo, ocupava o _______________ lugar.

3. O João tem noventa e cinco reais e a Marta tem sessenta e quatro. Quantos reais João tem a mais que a Marta?



R: ____________________________________________________________________



MATEMÁTICA - 2º ANO
Nome:_____________________________ Data:________________

1-Leia e escreve os numerais ordinais:
1º______________________
2º______________________
3º______________________
6º______________________
10º_____________________
11º ____________________
12º_____________________
15º_____________________
20º_____________________
2-Escreve de 4 em 4 até 400.
0

3– Escreve a leitura dos números:
24 ___________________________
32 ___________________________
69____________________________
90____________________________
100___________________________
87____________________________

4– Completa como no exemplo
62 = 60 + 2  6 dezenas e 2 unidades
35 = ___ + ____  _______________________________
29 = ____ + ___  ________________________________
42 = ____ + ____ - ______________________________

5– Efectua as somas:
345 + 698 = _____
592 + 693 = _______
42 + 1092 =________
245 + 823 = ____
6 – Completa como no exemplo:
3 X 2 = 6
2 X 9 = ____
7 X 3 = ____
9 X 3 = ____
6 X 2 =_____

7– Escreve os números vizinhos:
____ 63 ____
____ 71 ____
____ 80 _____
_____ 99 _____

8 – Escreve de 10 em 10 até 200:
0__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Calcula mentalmente:
8 + 9 =____
40 + 8 = ____
64 - ____ = _____
20 + 3 = ______
15 – 8 = _____
75 – 5 = ______
30 + ___ = 35
56 – 6 = _____
100 – 10 = _____

10 – O Tiago tinha duas dezenas de livros de histórias. Ofereceram-lhe mais oito. Quantos livros tem agora?



R.___________________________________________________________________
11 – Na caixa havia vinte e quatro marcadores. A Joana utilizou doze. Quantos marcadores ficaram na caixa?



R.___________________________________________________________________

12 – Escreve < , > ou =
17 ____ 30
45 ____ 34
50 _____
25 + 25
45___ 78
43 + 5 ____ 69
40 + 10 ___ 47
35 ____ 20 + 10
40 – 19 ____ 30 + 20
98 _____ 100

13 – Escreve em numeração romana
1 _____
2- ______
3 - ______
4 - _______
5 - ________
6 - _______
7 - ______
8 - _______
9 - _______
10 - ______






NOME:_________________________________________ SÉRIE:________ DATA:_______________________

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

1- Dê o sinônimo das palavras:

LINDO-
CAMINHAR-
DEPRESSA-
CONTENTE-
GAROTA-
RESIDIR-

2- Numere a segunda coluna de acordo com o significado da primeira:

(1) Auxiliar ( ) linda
(2) Pacote ( ) rezar
(3) Caminhar ( ) pular
(4) Morar ( ) embrulho
(5) Orar ( ) ajudar
(6) Guloso ( ) andar
(7) Saltar ( ) residir
(8) Bonita ( ) comilão

3- Dê um antônimo para as palavras:

LINDO-
CONTENTE-
DEPRESSA-
PEQUENO-
ALTO-
MAGRO-

4-Copie as frases trocando as palavras destacadas por antônimos:

a) O livro é fino.
_______________________________________________
b) Mamãe acendeu a luz da sala.
_______________________________________________
c) O vestido da menina é comprido.
_______________________________________________
d) Mônica ganhou uma boneca pequena.
_______________________________________________


5- Forme frases usando as palavras a seguir:

a) contente – menino: ________________________________________________
b) ganhou – bola:_____________________________________________________
c) caminhar – jardim:_________________________________________________

6- Complete as palavras com ch, nh ou lh e copie-as novamente:

FI____OTES-
____UVA-
GATI____O-
COE____A-
PASSARI____O-
CAMI____O-
LI____A-
_____EGADA-
I____A-
_____AVE-
____EFE-
MI____OCA-


http//:suellyartes@blogspot.com.br

_____________________________________________________________________________________
ATIVIDADES

Escreva duas palavras que rimem com:

Pão:
Bola:
Argila:
Vizinha:
Fazer:
Dançar:
Gigante:
Escrever:
Agir:
Galinha:

http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________

Nome:__________________________________________ 4ª série

Avaliação de matemática

1- Resolva os problemas:

a) Se eu desse 15 docinhos a cada um dos 246 convidados de uma festa, quantos docinhos eu daria? b) André e Fábio fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas eles fizeram?


2- Faça as contas com atenção:
a) 161.215 : 23 =
b) 845.913 : 65 =
c) 7.012 : 28 =
d) 127.433 : 13 =
e) 102 x 33 =
f) 860 x 64 =
g) 2.801 x 46 =
h) 392.601 x 39 =
i) 32.741 + 28.800 =
j) 193.094 + 91.544 =
k) 799 + 123 =
l) 16.100 – 3.900 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 286.543 – 16.514 =

http://suellyartes.blogspot.com

_____________________________________________________________________________________

1. Leia: A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
Atividades
Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?
______________________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem?
______________________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
______________________________________________________________
d) Onde se passa a história?
______________________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
______________________________________________________________
f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
______________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_____________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________

2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
______________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho
b) desço
c) satisfeito
d) concordo

4. Escreva as palavras no plural:
a)nuvem
b)gás
c)quintal
d)anel

5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
______________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
______________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
______________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
______________________________________________________________

6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo
b) menina
c) irmão
d) chinelo

7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá
b) tatu
c) boca
d) barca

8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão
b) imperatriz
c) rei
d) cão

http://suellyartes.blogspot.com

_____________________________________________________________________________________
http://suellyartes.blogspot.com

O leão e o ratinho

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo de sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão. O leão e o ratinho


_____________________________________________________________________________________
Deveres
1- Descubra o número:
58 + ____= 100
96 + ____= 222
71 + ____= 89
138 + ____= 345

2- Resolva as operações:
a) 751+167=
b) 539+682=
c) 438+325=
d) 266+213=
e) 981-532=
f) 729-318=
g) 999-200=
h) 496-189=

http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________

Deveres

1- Separe as palavras em sílabas e classifique-as:
Palavras sílabas classificação
Aparelho-
Beterraba-
Viagem-
Mão-
Sapatinho-
Explodindo-
Passear-
Limpeza-
Passarinho-
Osso-
Pão-

_____________________________________________________________________________________

Aluno(a):________________________________ série: ___________

Avaliação final de Português

A última corrida do ano

Último dia do ano. Por todo o mundo há um clima de despedida. Cada lugar dá seu adeus de forma diferente. Uns preferem atirar flores, outros dançar e cantar. E, se você for a São Paulo, verá pessoas que preferem correr pelas ruas da cidade.
Mas não se espante. Não é uma corrida desordenada. Trata-se da Corrida Internacional (ou Prova Pedestre Internacional) de São Silvestre. Desde 1925 atletas brasileiros, e a partir de 1947, também estrangeiros, participam dessa corrida no dia 31 de dezembro de cada ano. E os corredores percorrem, às vezes, mais de 9 mil metros num tempo médio de 25 minutos. Em 1982, o percurso foi aumentando para 13.584 metros, percorridos pelo vencedor em cerca de 40 minutos, baixando em seguida para 12.640 metros, com o tempo reduzido a cerca de 37 minutos.
Embora se trate de competição esportiva, o que mais encanta nessa corrida é o grande número de nações que mandam ao Brasil seus melhores atletas nessa modalidade, e então há um alegre convívio de pessoas de língua diferentes, mas que se entendem muito bem pelo espírito cordial que reina em todos os encontros, desde os primeiros treinos e reuniões de caráter mais festivo.

O mundo da criança, Encyclopaedia Britannica do Brasil, V.12: Comemorações.

Para interpretar:

1- Por que o título do texto é A última corrida do ano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Complete o quadro de acordo com o texto:
Nome da competição:
Dia em que se realiza:
Local:
Distância percorrida:
Tempo aproximado de duração:
Primeiro ano da competição:

3- Por que no mundo todo há um clima de despedida, segundo o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- O que mais causa satisfação na Corrida de São Silvestre, de acordo com o texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Qual é o seu esporte preferido? Por quê?


6- Classifique os substantivos em próprios e comuns:

Tecido:________________ Roupa:________________
Tiago:________________ Moeda:________________
Bahia:________________ Carlos:________________
Professora:_____________ Noiva:________________
Artes:_________________ São Luiz:______________

7- Acrescente características aos substantivos, preenchendo os espaços em branco com adjetivos:

a) A _______________ garota saiu de sua casa, passou por uma praça _______________ e se dirigiu ao __________________ clube onde encontrou as crianças _______________ .

b) O ______________ caminhão parou numa _______________ rua e o _____________ motorista entrou num edifício ________________ .

c) ________________ garotas orientavam o ________________ público que visitava a exposição industrial.

8- Passe as frases para o plural:

a) A camisa do jogador estava rasgada.
__________________________________________________________________________
b) O papel estava gostoso.
__________________________________________________________________________
c) O cachorro latiu bem alto.
__________________________________________________________________________
d) O menino comeu muito.
__________________________________________________________________________

9- Sublinhe os verbos e dê o tempo em que se encontram nas frases:

a) Eu repartir meu lanche com ele.

b) Nos fazemos doce.

c) Betinho andou de patins.

d) Ele partirá amanhã.

e) Você recebeu a carta?

f) Eles estudam suas lições.

10- Ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça com atenção!

http://suellyartes.blogspot.com
_____________________________________________________________________________________

MATEMÁTICA

1- Calcule estas somas:

a) 13 + 45 +12 =
b) 53 + 48 + 9 =
c) 68 + 75 + 141=
d) 18 + 8 +246 =
e) 8 + 15 + 245 =
f) 36 + 142 + 1.247=
g) 84 + 6 + 156 + 2.361=
h) 3 + 115 + 4.632 + 10 + 10.420 =

2- Qual é a diferença?

a) 73 – 48 =
b) 261 – 94 =
c) 502 – 236 =
d) 104 – 47 =
e) 300 – 87 =
f) 100 – 45 =
g) 1.000 – 648 =
h) 2.000 – 1.245 =
i) 4. 237 – 1.843 =
j) 10.340 – 8.587 =

3- Resolva as multiplicações:

a) 358 X 6 =
b) 945 X 6 =
c) 280 X 9 =
d) 704 X 8 =
e) 816 X 4 =
f) 4.790 X 3 =
g) 8.619 X 5 =
h) 6.705 X 9 =

4- Copie completando as frases:

a) O triplo de 8.974 pessoas é ..................... pessoas.
b) O quádruplo de 3.941 laranjas é .......................... laranjas.
c) O sêxtuplo de R$ 12.407,00 é ..........................
d) O quíntuplo de 9.065 quilômetros é ........................
e) O dobro de 1.213 bolinhas é ........................ bolinhas.


5- Calcule as divisões:

a) 135 : 9 =
b) 184 : 6 =
c) 490 : 26 =
d) 1.827 : 35 =
e) 1.624 : 29 =
f) 1.790 : 48 =
g) 2.575 : 64 =
h) 2.275 : 27 =
i) 2.432 : 8 =
j) 2.480 : 12 =

6- Faça os problemas:

a) Uma fábrica produz 375 aparelhos eletrodomésticos por mês. Quantos aparelhos eletrodomésticos ela produzirá em 8 meses?

b) A soma de dois números é 3.506. Um deles é 937. Qual é o outro?
7- Resolva:

a) 1 dúzia e meia mais 7 unidades =
b) 3 centenas menos 2 dezenas =
c) 3 dúzias e meia mais 7 centenas =
d) 8 centenas mais 15 unidades menos 2 dezenas =


8- Calcule as operações :

a) 516 : 5 =
b) 692 : 3 =
c) 450 : 5 =
d) 4.974 : 7 =
e) 6000 X 8 =
f) 4180 X 7 =
g) 4063 X 5 =
h) 744 X 9 =
i) 62 + 14 + 12 + 8 =
j) 520 + 30 + 90 =
k ) 230 + 341 + 39 =
l ) 190 + 360 + 410 =
m) 13.713 – 12.460 =
n) 7.648 – 5.715 =
o) 10.407 – 123 =
p) 105.246 – 6.438 =

9- Pedro é caixa de um banco. Conforme o movimento, ele separa o dinheiro usando elásticos para fazer maços e pacotes. Qual a quantia que ele separa em cada situação?

a) 10 notas de 1 real.
b) 10 notas de 10 reais.
c) 10 notas de 100 reais.
d) 20 notas de 50 reais.
e) 5 notas de 10 reais e seis notas de 1 real.
f) 8 notas de 100 reais, 4 notas de 10 reais e 9 notas de 1 real.


10- Problemas:

a) No prédio onde mora Ana existem 205 apartamentos e onde Carlos mora, 168 apartamentos. Em que prédio existem mais apartamento? Quantos a mais?

b) Um estacionamento tem espaço para 200 carros. Já estão estacionados 124 carros. Quantos carros ainda poderão usar o estacionamento nesse momento?



http://suellyartes.blogspot.com

_____________________________________________________________________________________

Nome:__________________________________________________

Avaliação de Português

Leia o texto a seguir:

Eu tropeço e não desisto

A menina ordenhou a vaca para vender o leite. Enquanto caminhava, em direção ao mercado, ia sonhando...
Depois de vender o leite, com o dinheiro, compraria uma galinha. Esta, com certeza, botaria os ovos que ela venderia para comprar um vestido azul. Ficaria tão bonita que se casaria com um lindo príncipe, o qual a levaria para morar no castelo lá no alto da colina.
Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou numa pedra: o balde virou e não sobrou nem uma gota do leite.
A menina começou a chorar por ter perdido o seu sonho. De repente, surgiu uma mulher bem velha que falou assim:
 Não chore, menina, porque chorar não resolve nada. Se quiser o seu sonho de volta, comece tudo de novo. Mas, dessa vez, preste atenção na pedra...
Nem deu tempo de a menina responder e a velha já havia desaparecido. Então a menina voltou para casa e , na manhã seguinte, começou tudo de novo: ordenhou a vaca para vender o leite. Só que, desta vez, ela estava mais atenta. Desviando da pedra no caminho conseguiu chegar ao mercado, onde vendeu o leite.
Com o dinheiro da venda, a menina comprou uma galinha.
A galinha, como era o esperado, botou muitos ovos, que ela também vendeu e assim pôde comprar o lindo vestido azul.
Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
Porém, nada de ele chegar. De repente, a velha surgiu novamente e disse:
 Vá até a colina que o príncipe precisa de ajuda. Ele também não viu a pedra e caiu do cavalo.
A menina saiu correndo para socorrer o príncipe. Ele estava muito machucado. A menina levou-o para a casa dela, onde tratou com o maior carinho. Quando o príncipe finalmente sarou, estava tão encantado com a menina que a pediu em casamento.
Toda feliz, porque também se apaixonara pelo príncipe, a menina aceitou o pedido. Pôs de novo o vestido azul. O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do seu cavalo e foram em direção ao castelo... O príncipe, muito sonhador, e totalmente distraído, ia fazendo planos para o futuro... mas a menina prestava atenção.
Encontraram várias pedras no caminho, porém a menina sempre fazia como a velha havia ensinado. Ela era tão velha quanto o mundo e sabia das coisas  principalmente do que é feito um sonho!
O príncipe e a princesa foram muito felizes. Eles descobriram que, na vida, o mais importante é jamais desistir.
NICOLELIS, G. L.

1- Pinte a alternativa que tem uma palavra que pode substituir a que está destacada na frase:
a) Entusiasmada, a menina olhou para a colina e pimba!, tropeçou em uma pedra.
 curiosa  animada  preocupada

b) Então, de vestido novo e olhar ansioso, ficou na janela, esperando o príncipe...
 aflito  injusto  alegre
c) O príncipe, radiante, colocou-a na garupa do cavalo e foram em direção ao castelo...
 brilho  feliz  preocupado
2- Responda:
a) Conte, resumidamente, qual era o sonho da menina.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quando a menina chorou por ter perdido seu sonho, apareceu uma mulher bem velha, que disse: “Não chore, menina, porque chorar não resolve nada”. Você concorda com ela? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Para realizar seu sonho, a menina planejou suas ações. Numere os fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos:

( ) O leite é vendido no mercado.
( ) A galinha bota ovos.
( ) A menina compra um vestido azul.
( ) A vaca é ordenhada.
( ) A menina fica bonita e casa com o lindo príncipe.
( ) A menina compra uma galinha.

4- Explique a relação entre o título e a última frase

_____________________________________________________________________________________

http://suellyartes.blogspot.com



ORTOGRAFIA
As atividades podem ser mimeografas, xerocadas ou digitadas e distribuídas aos alunos. Na falta desses recursos, colocar na lousa. Os alunos poderão pintar os desenhos sugeridos.

I
O x tem 5 sons diferentes. Distribua as palavras abaixo em colunas de acordo com o som:
pirex - crucifixo - auxiliar - xarope - exame - tórax - exclamações - peixe - durex - boxe- trouxe - xícara - lixo - excursão - táxi - exército - máximo - próximo - peixaria - Alexandre - sexta-feira - explosão.

Sugestões -
1- Colocar na folha cinco balões bem grandes e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch - s - ss - z - ks . O aluno deverá agrupar as palavras no balão de acordo com o som.
2- Fazer 5 colunas e escrever no alto de cada , um dos sons que a letra x pode ter: ch-s-ss-z e ks. O aluno deverá colocar em cada coluna as palavras de acordo com o som.

Complete as palavras com G ou J e depois as coloque nas escadas correspondentes:
1- _____ente
2- via_____ar
3- ma_____estade
4- ve_____etais
5- rea_____iu
6- _____eito
7- su_____eito
8- re_____ião
9- su_____eira
10- a via_____em
11- _____eléia
12- in_____eção
13- estran_____eiro
14- tra_____e

Coloque as palavras com X dentro do coelhinho e as com Ch dentro do ovo de Páscoa.
1- en_____ergar
2- _____efe
3- _____eiro
4- _____ícara
5- _____u_____u
6- _____ereta
7- _____eia
8- dei_____ava
9- co_____i_____o
10- _____ave
11- _____arope
12- abaca_____i
13- ria_____o
14- fai_____a

S ou Z ?
1- belo - bele_____a
2- princesa - prince_____inha
3- triste - triste_____a
4- rico - rique_____a
5- casa - ca_____inha
6- inglês - ingle_____a
7- pobre - pobre_____a
8- flor - flor_____inha
9- asa - a_____inha
10- português - portugue_____a
11- animal - animal_____inho
12- brasa - bra_____inha
13- chinês - chine_____a
14- japonês - japone_____a

Colocar as palavras com C no telhado, as com Ç na porta e as com SS na janela da casa.
1- a_____etinar
2- in____entivo
3- alma_____o
4- alcan_____e
5- a_____ude
6- a_____essor
7- ne_____essário
8- a_____ucena
9- ca_____ula
10-Sui_____a
11-in_____erto
12-so_____ego

U ou O ?
1- cap____eira
2- b_____eiro
3- mág_____a
4- ch_____visco
5- p______leiro
6- p_____lenta
7- tab_____ada
8- táb_____a
9- t_____ssir
10- eng_____lir
11- f_____cinho
12- jab____ticaba

S,Z ou X ? ( som de [z])
1- e_____ato 2- certe_____a
3- va_____o 4- va_____io
5- ve_____es 6- qui____er
7- e_____agero 8- ê____ito
9- arra_____ar 10- ami____ade
11-e____igência 12- e_____ibir
13- mole___a 14- pe____o
15- e___ílio 16- co____inha
17- bri___a 18- li___o

X ou XC .

Coloque X ou XC nas palavras:
1- má_____imo
2- e___esso
3- e____edente
4- trou____e
5- au_____ílio
6- e_____eção
7- e_____elente
8- pró_____ima
9- apro____imação
10- e____edia
11- pro____imidade
12- e____epcional

COMPLETAR COM : SS - Ç - S
1- pa_____agem
2- ân_____sia
3- al_____a
4- pri____ão
5- alma_____o
6- a_____úcar
7- a_____ude
8- preten____ão
9- ma______agista
10- so_____ego
11- ca_____ula
12- dor____o
13- dan___arino

COMPLETE COM : J- G
1- ____ íria
2- ori____em
3- pro_____eto
4- desa_____eitado
5- ____elatina
6- en____ôo
7- laran____eira
8- re_____ime
9- ____urado
10- mar_____em
11- tra____eto
12- frá____il
13- sar_____ento

http://suellyartes.blogspot.com


_____________________________________________________________________________________
ALUNO: ______________________________SÉRIE: __________ DATA: ______________

LETRAS DO ALFABETO:
A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z.
a- b- c- d- e – f- g- h- i- j- k- l- m- n- o- p- q- r- s- t- u- v- w- x- y- z.

VOGAIS:
A- E- I- O- U
a- e- i- o- u

1) LEIA AS SÍLABAS ABAIXO:
BA – BE – BI – BO – BU
CA – CO – CU
DA – DE – DI – DO – DU
FA – FE – FI – FO – FU
GA – GO – GU
JA – JE – JI – JO – JU
LA – LE – LI – LO – LU
MA – ME – MI – MO – MU
NA – NE – NI – NO – NU

2) FORME 20 PALAVRAS COM AS SÍLABAS ACIMA:
1- ___________ 6- ___________ 11- ___________ 16- ___________
2- ___________ 7- ___________ 12- ___________ 17- ___________
3- ___________ 8- ___________ 13- ___________ 18- ___________
4- ___________ 9- ___________ 14- ___________ 19- ___________
5- ___________ 10- ___________ 15- ___________ 20- __________

http://suellyartes.blogspot.com

25 comentários:

  1. Muito bom o seu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO BLOG!EXCELENTE!

    ResponderExcluir
  3. Suély, parabéns!!!! O seu blog com certeza ajudar a muitos profissionais da educação. GOSTEI!!!!!

    ResponderExcluir
  4. muito legais essa atividades eu sou uma professra e vou passa essas atividades para os meus alunos

    ResponderExcluir
  5. ótimas as atividades, é importante estarmos oportunizando que nossos alunos sejam críticos e opinem.gostaria que vc escrevesse a série adequada antes de cada atividade proposta,Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. seu trabalho é maravilhoso, me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo trabalho, bem como pelo blog.
    tenho uma dúvida ex: qual é a centena inteira mais próximo de cada número? EX: 184 - 121 - 417

    ResponderExcluir
  8. CENTENA MAIS PRÓXIMA DE 184 É 200, DE 121 É 100, DE 417 É 400

    ResponderExcluir
  9. Amei as atividades foram de grande ajuda para o meu filho de 7 anos.

    ResponderExcluir
  10. É muito bom saber que existe professores preocupados em proporcionar atividades de qualidade e com verdadeiro aprendizado,para os nossos alunos.
    Obrigado. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  11. muito legal ,parabens sou iniciante na carreira de professora amei...

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o blog Suelly.
    Várias atividades pra molecada!
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Suas atividades muito me ajudarão em sala de aula.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. OI SUELY,
    AMEI AS ATIVIDADES.
    PARABÉNS POR SOCIALIZAR COM OUTRA PESSOAS.
    BJS!

    ResponderExcluir
  15. valeu mesmo professora. se der pra postra mais texto eu agadeço. parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Querida professora, parabéns pelo maravilhoso trabalho! Obrigada, muito me ajudou. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Muito bom continue a postar mais. Maravilhosa as atividades .

    ResponderExcluir
  18. amei era o que eu buscava

    ResponderExcluir
  19. OLÁÁÁÁ´!!
    TE DESCOBRI HOJE E ADOREI, MARAVILHOSO SEU TRABALHO, VOLTAREI MAIS VEZES AQUI , FINALMENTE ENCONTREI O QUE TANTO PROCURAVA POR AQUI, UM BLOG FANTÁTICO, PARABÉNS.
    BJS

    ResponderExcluir
  20. e legal estuda na net pra que tenho filho pequeno ne pessoal

    ResponderExcluir