segunda-feira, 14 de março de 2011

1.Texto: MEU IRMÃOZINHO ME ATRAPALHA (Ruth Rocha)

Eu tenho um irmãozinho que se chama Pedro. A gente chama ele de Pedrinho. Ele é bem bonitinho e eu gosto muito dele. Acho que eu gosto.

Antes que ele nascesse eu vivia chateando a minha mãe pra ela me arranjar um irmãozinho. Eu até andava pra trás, porque quando uma criança anda pra trás, é porque ela vai ganhar um irmãozinho.

E fui eu que escolhi o nome dele: Pedro, que é o nome do meu melhor amigo. E no dia que ele nasceu, eu fui no hospital visitar minha mãe e meu pai botou ele no meu colo! E ele era tão pequenininho! Eu até achei que eu tinha que tomar conta dele sempre!

Mas às vezes, meu irmãozinho me atrapalha!
Ele é muito pequeno e não sabe brincar das coisas que eu sei!
E ele se mete nas minhas brincadeiras e atrapalha tudo!

E a minha mãe fica me enchendo, que ela quer que eu leve ele pra todo lugar que eu vou: pra brincar na areia, pras festas de aniversário, pra ir ao shopping com meu pai.

Quando a gente sai na rua, todo mundo fica dizendo:
“Que bonitinho!”
“Que engraçadinho!”
Eu não acho graça nenhuma, que eu quero andar depressa e ele não sabe andar depressa...

E se eu quero comprar alguma coisa a minha mãe diz:
“Você já ganhou um presente hoje! Agora é a vez do Pedrinho!”

Antigamente, meu pai me contava uma história, antes de dormir.
Mas agora, ele não quer fazer barulho, pro Pedrinho não acordar!

Então ele me leva pra sala, pra contar histórias, e eu acabo dormindo no sofá!

E os meus tios e os meus primos, quando eu chego na casa da vovó, só ficam brincando com o Pedrinho e não ligam mais pra mim...

E quando o Pedrinho fica doente? Todo mundo só quer saber dele, só manda eu ficar quieto, pra não acordar ele, e todo mundo traz presentes pra ele e esquece de me trazer presentes...

Mas no outro dia eu estava um pouquinho doente. Aí minha mãe nem foi trabalhar pra ficar comigo e a minha tia passou o dia todo me agradando e meu pai me trouxe um monte de brinquedos.
É! Aquele dia foi bom!

Também foi bom no outro dia, quando a vovó veio lá em casa, e todo mundo estava fazendo festa pro Pedrinho, e ela disse:
“Eu quero é ver o Miguel! Que eu gosto muito do Miguel!”
Aí minha avó me pegou no colo, me contou um monte de histórias e disse que eu já estava ficando muito grande e muito bonito!
Ela até falou que ela gostava de brincar comigo, porque eu sei brincar de uma porção de coisas, que o Pedrinho ainda não sabe.

E quando meu amigo veio na minha casa e disse que não queria brincar com o Pedrinho que ele era chato, eu fiquei louco da vida e disse que meu irmão não era chato, nada! Só se fosse o irmão dele!

Porque o Pedrinho é bem bacana!
Ele anda de um jeito diferente, e ele fala umas coisas engraçadas. Ele brinca comigo de carrinho e de pegador e a gente joga bola junto

E eu boto ele no carrinho de brinquedo e empurro pela casa toda, e ele ri muito e eu também.

Está certo que às vezes criança pequena atrapalha.
Mas também, às vezes, criança pequena é bem divertida!
E sabe de uma coisa?
Eu não acho que eu gosto dele.
Eu sei que eu gosto muito, muito mesmo do meu irmãozinho!

2. Interpretação:
a)O texto que você acabou de ler é uma narrativa. Que tipo de narrativa é apresentada? Retire uma frase do mesmo que justifique a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Quem escolheu o nome do irmãozinho e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)Relacione o título do texto com a história:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)Você acredita realmente que Miguel não goste de seu irmão? Justifique sua resposta:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e)Você tem irmão ou irmã? Como é o relacionamento entre vocês?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f)Se a resposta anterior foi negativa, gostaria de ter um irmão ou irmã? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3.Redação:

Crie uma narrativa onde você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você considera como irmão.

- Quem é essa pessoa? Onde a conheceu? Há quanto tempo a conhece?

- Faça a descrição dessa pessoa.

- Qual a importância dessa pessoa na sua vida?


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA

* Leia o texto com atenção.

O VELHO BURRINHO


Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.
Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:
- Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...
E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.
Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho! Pedro Bandeira.

1. Responda de acordo com o texto.

a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________

b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

c. O que este texto pode ensinar de positivo para as pessoas?
____________________________________________________________________________________________________


2. Circule a sílaba tônica das palavras e classifique-as de acordo com o nº de sílabas e quanto à tonicidade.

a. homens - _________________________

b. pássaro - _________________________

c. comida - _________________________

d. primeiro - _________________________

e. velho - _________________________


3. Acentue as palavras corretamente.

lampada
cafe
palacio
parabens
agua
açucar
ambulancia
tambem
chao


4. Complete com M ou N.

ja ____ tar bo____ba

ta ____ bor ca____tor


5. Ordene as sílabas e forme palavras. Depois, classifique-as quanto à tonicidade.

a. RA – RE – ÇÃO – FRI - GE ___________ / ____________

b. DO-SA-PE
____________ / ___________

c. ROS-PA-COM-NHEI
____________ / ___________

d. PA-DA-LÂM
___________ / ____________

e. AS-RI-DA
___________ / ____________


6. Circule com lápis azul os adjetivos e com rosa os substantivos.

a. O cafezinho está quente e gostoso.

b. Aquela pequena menina é bondosa.

c. O portão vermelho está estragado.

d. Meu anel é novo, brilhante e muito bonito.









CIÊNCIAS

1. Leia.

1º) A planta absorve o gás carbônico do ar.
2º) A água é retirada do solo e levada até as folhas.
3º) A clorofila presente nas plantas, capta a luz solar.
4º) A glicose é produzida pelas plantas.
5º) O gás oxigênio é liberado e purifica o ambiente.

* Com base nas frases acima, responda.

a) De que processo realizado pelas plantas são essas etapas? _______________________


b) Quais são os quatro elementos indispensáveis para que a planta realize o processo acima? _________________________
_________________________


2. Complete os espaços em branco, usando corretamente as palavras: respiração, transpiração ou fotossíntese.

a) Durante a _____________ as plantas absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico.

b) Durante a ______________ a planta elimina, na forma de vapor, o excesso de água que ela absorveu.

c) Durante a _______________ a planta fabrica seu próprio alimento.

d) A ________________ é um processo inverso ao da respiração. Nele, a planta absorve o gás carbônico e libera o oxigênio.
3. De acordo com o grupo dos vertebrados, descubra de que grupo estamos falando e escreva.

a) Nascem de ovos e tem o corpo coberto por placas duras ou carapaças. - ____________

b) Possui a pele lisa e escorregadia. - ____________

c) Respiram por meio de pulmões e mamam quando são pequenos. - _______________

d) Têm o corpo coberto por escamas e respiram por meio de brânquias. - ____________

e) Têm asa, bico e o corpo é coberto por penas. - ________


4. Relacione com atenção.

(A) Animais ovíparos
(B) Animais vivíparos

( ) Animais que nascem do ovos.
( ) Animais que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea.


5. Complete, classificando o animal de acordo com o seu hábito alimentar.

a) Animais que alimentam-se de plantas. - ____________

b) Animais que se alimentam de outros animais. - _________

c) Animais que têm como alimento tanto as plantas como a carne de outros animais. - _______________

6. Escreva as principais características de um solo:

a) arenoso: _____________
____________________

b) argiloso: _____________
____________________

c) calcário: _____________
____________________

d) humífero: ____________
____________________


7. Numere as etapas do ciclo da água.

( ) Lá em cima ele se transforma em gotículas de água que ficam suspensas no ar. São essas gotinhas que formam as nuvens.
( ) O vapor de água sai do solo, dos lagos, rios e mares. Também as plantas e os animais perdem água na forma de vapor.
( ) As nuvens cobrem o céu. As gotículas de água que são formadas vão se juntando até formarem gotas maiores que caem. É a chuva.
( ) O calor do Sol faz evaporar a água do solo, dos rios e mares. Também as plantas e os animais perdem água na forma de vapor.

8. Marque um X na opção INCORRETA sobre o ar.

( ) A camada de ar que envolve a Terra chama-se crosta terrestre.
( ) No ar não encontramos vapor de água.
( ) O ar que respiramos é o oxigênio.

MATEMÁTICA

1. Seu José é pedreiro e está construindo um muro. Ele recebeu 7 carregamentos iguais de 865 tijolos e espera receber ainda mais 2.350, que serão usados nessa construção. Quantos tijolos serão usados para construir esse muro? _________________________________________________

Cálculos







2. Para entregar um pedido de 360 cadernos, seu Pedro fez pacotes com 15 cadernos cada um. Quantos pacotes ele fez? __________________________________________________

Cálculos







3. Em uma caixa podem ser colocadas 45 latas de refrigerante. Quantas latas de refrigerante podem ser colocadas em 328 caixas iguais a essa?
__________________________________________________

Cálculos





4. Manoel encomendou 17 caixas de azulejos. Cada caixa continha 46 azulejos. Ao abrir as caixas ele verificou que 38 azulejos vieram quebrados. Quantos azulejos ele recebeu sem estarem quebrados?
__________________________________________________

Cálculos









5. Uma fábrica tinha em seu depósito 3.400 caixas de azulejos. Dessas caixas, 132 foram deixadas na maior revendedora da cidade e as demais foram igualmente distribuídas entre 38 lojas. Quantas caixas receberam cada uma dessas lojas?___________
_________________________

Cálculos:







6. Observe a fração 15/10 e faça o que se pede.

a) Escreva como se lê: _________________________

b) Classifique-a: ___________

c) Transforme-a em nº misto:


d) Represente-a graficamente.





_______________________________________________________________________________

Atividades de Português

I- Texto
A árvore que fugiu do quintal

No tempo dos quintais, quando as crianças de hoje ainda nem haviam nascido, o mundo era muito bonito. Em todo lugar havia muitas árvores, flores, passarinhos e borboletas de todas as cores.
Quando cansados, desciam correndo, rindo e falando alto: “O último a chegar lá é mulher de padre!” E eu tinha de tomar muito cuidado para não deixar nenhum menino cair de mim. Já com sono de tanto brincar e de barriga bem cheia, procuravam minha sombra, recostavam no meu tronco e dormiam à beça até o sol se pôr.
Vivíamos bem felizes até aparecer na cidade um homem grande, de nome Serjão, gordo feito uma baleia, com bigodão e voz grossa de meter medo.
Serjão começou a comprar tudo; matava as árvores, destruía as casas. Por fim, tapava a terra toda com cimento e construía, no lugar, edifícios de vinte andares.
O nosso mundo foi ficando feio. As crianças já não tinham quase mais lugar para jogar bola de gude, nem árvores para subir, nem terra onde brincar. E aconteceu que o pai do Joãozinho teve de vender a casa. Serjão foi lá no quintal e mandou derrubar tudo: “ Hoje, a casa. Amanhã, a árvore”. O baleião me revoltou. Ah... que vontade de dar uma galhada nele.
Os homens são uns bobões. Pensam que as árvores só servem para enfeitar. Mas nós percebemos tudo. Não temos nariz, mas respiramos. Não temos coração, mas sentimos. Não temos lágrimas, mas choramos muito quando nos maltratam.
Não sei por que os homens acham que são melhores do que nós. Brigam por qualquer coisinha... Só porque um é branco e outro, preto, já é motivo de pancada. Nós, árvores, não brigamos nunca. Mesmo se é uma mangueira e outra, laranjeira. Somos amigas sempre. Não importa de que semente tenhamos nascido.
Naquele dia tão triste, já com saudade do Joãozinho e das crianças e com muita raiva do Serjão gordão cara de melão, resolvi fugir. Esperei ficar de noite, enquanto os homens dormiam, e com muita dificuldade arranquei da terra minhas raízes; são elas que prendem as árvores à terra, e por elas as árvores se alimentam.
Nunca vou esquecer como doeu...como doeu. Fugi para a montanha, de onde via a cidade toda.
Lá de cima, vi a cena mais triste. Casas derrubadas. Árvores também. A terra coberta de asfalto e cimento. Os passarinhos, alguns trazendo no bico, ninhos e filhotes incapazes de voar, fugiam com as borboletas. Um deles pousou em um dos meus galhos e me disse desesperado: “Não há como viver lá embaixo. Em breve não haverá como viver aqui, nem em lugar algum deste triste planeta Terra, que começam a chamar de planeta Cimento”.
Álvaro Ottoni Menezes, Rio de Janeiro: Nórdica, 1991.



II- Interpretação do texto.

1- Qual o tema desenvolvido no texto?_____________________________________

____________________________________________________________________

2- Releia o 8º parágrafo, que indica uma resolução da árvore:

a- Por que a árvore tomou essa decisão?____________________________________

____________________________________________________________________


b- Árvores não falam nem andam. Explique por que o autor atribuiu essas atitudes à árvore?______________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________



3- Qual personagem narra a história? Como você pode comprovar isso?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________



4- Releia o último parágrafo do texto:

a- O trecho que está entre aspas representa a fala de qual personagem?___________________


b- Com quem este personagem está falando?_______________________________


5- A árvore que fugiu do quintal é um texto narrativo. Leia os elementos da narrativa e complete de acordo com o texto:

Personagens principais: ___________________ ____________________

Personagens secundários: _______________________________________________

____________________________________________________________________

Espaço (local):_______________________________________________________

Tempo (passado, presente ou futuro):____________________

Conflito (problema vivido pelos personagens) ________________________________

____________________________________________________________________

Resolução:____________________________________________________________
____________________________________________________________________

III- Produção de texto. Monte um texto de opinião, sobre o tema: Meio Ambiente.
*Como está o meio ambiente? *O que precisa ser feito para ajudá-lo?

_____________________________________________________________________________


Nome:_______________________________
Turma:_____________ Data:___________



MATEMÁTICA

1)Calcule mentalmente:

a)o triplo de 28= _____ - a metade de 10=_____
b)meia dezena =______ + uma centena=_______
c)o dobro de 100 =_____ - meia dezena=____
d)o triplo de 207= ______ + o dobro de 48=_____
e)uma dúzia =_____ + 2x5=_____


2)Desafio:
Sou ao mesmo tempo o dobro de 3, a metade de 12, o triplo de 2 e também represento a meia dúzia! Eu sou o numeral___________


3)Resolva os problemas:

a)Uma escola fez uma campanha para o plantio de novas plantinhas. As turmas do 4º ano plantou 754 margaridas e as turmas do 5º ano plantou o dobro desta quantidade. Quantas plantinhas o 2º ano plantou?
Cálculo Resposta






b)Mamãe preparou 163 pastéis para a festa da escola. As crianças já comeram 59 . Quantos pastéis as crianças comeram?
Cálculo Resposta






_______________________________________________________________________________

Leia o texto abaixo com atenção:

O GATINHO PERDIDO

Era uma vez um gatinho perdido. Ele era pretinho como jabuticaba e tinha uma pinta branca debaixo dos olhos.
Quando Lelinha chegou da escola, encontrou o gatinho perdido, triste, assentado no muro de sua casa. Deu leite quentinho para ele beber.
Lelinha perguntou à mamãe:
- Eu posso ficar com este gatinho para mim?
- Não filhinha, você deve devolver o gatinho ao seu dono. – respondeu a mamãe.
- Eu pensava que quando alguém achava uma coisa, ficava dono dela, - disse Lelinha.
- Não fica, quando alguém encontra alguma coisa que pertence a outra pessoa, deve devolvê-la - disse a mamãe.
- Então eu vou procurar o dono deste gatinho – disse a menina.
(Therezinha Casasanta. O gatinho Perdido. São Paulo, Ed. Do Brasil)


Entendendo o texto...

A - Como era o gatinho que Lelinha encontrou?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B – O que a menina fez quando encontrou o gatinho?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C – O que a mãe de Lelinha ensinou com a história do gatinho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D – O que Lelinha poderia fazer para achar o dono do gatinho? Escreva sua ideia abaixo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Exercitando...

1 – Faça o que se pede:

A- Lelinha é um nome que está no diminutivo. Retire do texto duas palavras que estão no diminutivo: _________________ e _________________


B – Para indicar elementos em tamanhos grandes, as palavras precisam estar no _________________ ( aumentativo/ diminutivo).


C – Risque as palavras que não pertencem ao grupo abaixo:

GRUPO DOS AUMENTATIVOS


JAMELÃO – GATÃO – CORAÇÃO – MÃEZONA – CAMINHÃO – PLANTAÇÃO – MENINÃO



D – Sublinhe, no texto, três palavras que estão no feminino.

2 - Lelinha encontrou um gatinho. Como ficaria esta frase se ela tivesse encontrado mais de um gato? Reescreva as frases abaixo, passando-as para o PLURAL.

A - Quando a menina chegou da escola, encontrou o gatinho.

_____________________________________________________________________


B- A mãe ensinou a lição para a filha.

_____________________________________________________________________


C- O dono estava preocupado com a fuga do bichinho.

_____________________________________________________________________________


AGORA, MARQUE A RESPOSTA CORRETA:

As palavras para indicarem mais de um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR


As palavras para indicarem apenas um elemento, são escritas no:
( ) PLURAL ( ) SINGULAR


3 - Gatinho é uma palavra que está no masculino. Coloque o ou a antes das palavras abaixo:


_____ navio
_____ arara
_____ camisa
_____bicicleta
_____ colher
_____ voz
_____ caixote
_____ guardanapo


CIRCULE as palavras acima que estão no FEMININO.