segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais Atividades para imprimir

Interpretação de texto

O nome


Não tinha jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto.

— Mãe, por que você foi escolher o nome de Francisco pra mim? Eu não gosto desse nome porque vira Chico e o João falou que Chico é o nome até de macaco.
A mãe dele não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não gostava de seu nome. As crianças viviam fazendo gozação:

— Ivete canivete põe no fogo e não derrete!

Foi pensando nisso que ela argumentou:
— Sabe, Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso acontece com todo mundo...

O Chico nem deixou que ela terminasse:
— Com todo mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De hoje em diante meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu acho bonito! — falou, convicto.

De fato, desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso, o pai e a Joana — que era a moça que cuidava dele — também passaram a chamá-lo assim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome. Ao contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:
— Chico, cara de penico! Incomodam seus amiguinhos na escola.

No começo ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente ficava falando isso. Até gente grande! Ele tinha vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezes até falava. E falava com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que enchia a paciência?

Até que um dia ele foi viajar com pais. Avistou um rio lindo, cheio de água e vida como jamais tinha visto e perguntou ao seu pai o que rio era aquele. O pai respondeu:
Esse é o Rio São Francisco meu filho, conhecido também como Velho Chico. É um dos rios mais importante do Brasil.
Emocionado, os olhos de Chico se encheram de lágrimas e a partir desse dia ele passou a ter muito orgulho do seu nome e percebeu que todos os nomes são bonitos e cheios de vida.



1) Depois de ler, converse com seus familiares sobre o texto. Abaixo há um roteiro com algumas idéias que podem ajudá-los nessa conversa.

• Qual era a bronca do menino?
• Você concorda com ele?
• Você tem alguma bronca parecida?



2) Agora, responda as questões.

a) Você sabe quem escolheu o seu nome? Se você pudesse escolher o seu nome, qual escolheria?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


b) Você sabe o significado do seu nome? Você conhece o significado dos nomes das
pessoas da sua família?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


c) Você conhece alguém que não goste do nome que tem? Você sabe a razão?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

d) Qual é o nome mais popular em sua família?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


e) Você tem um apelido?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________


f) Por que as pessoas usam apelidos?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________




Brincar é gostoso!
Brincando a gente aprende muita coisa. Por exemplo, a gente aprende a brincar.
A gente pode brincar correndo, pulando e até sentado. A gente pode brincar com um anel ou até com uma pedrinha no chão.
Usando a cabeça a gente pode inventar uma brincadeira. Usando as mãos a gente pode construir um brinquedo.
E, usando os pés, o que a gente pode fazer?
E as palavras? Será que a gente pode brincar com elas?
Eu brinco, você brinca, as galinhas brincam, as minhocas brin... bem, as minhocas, eu não sei se brincam, mas devem brincar, sim, do jeito delas.

(Luis de Camargo)

Depois da leitura do texto, responda as questões.


1) Esse texto foi escrito por quem?
____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

2) Na sua opinião, o texto foi escrito para:
( ) crianças
( ) jovens
( ) adultos

3) Complete a frase:
Para mim, brincar é ____________________________________________________________


____________________________________________________________________________

4) De acordo com o texto, como podemos brincar?
____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

5) Escreva de que você gosta de brincar usando:
As mãos: ____________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

Os pés: ______________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________



6) Por que, na sua opinião, a palavra brincadeira foi interrompida?
____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________




____________________________________________________________________________


A Bruxa e a Fada

Há algum tempo atrás, em um reino distante atrás de grandes montanhas, uma bruxa muito vá chamada Fredeburga convivia com uma fada muito boa, chamada Alegria.
A rainha das bruxas estava cansada de Fredeburga e vivia a lhe chamar a atenção com seu trabalho, já que o povoado do reino nunca tinha maldades. Todos eram felizes e ninguém tinha medo das bruxarias de Fredeburga.
Cansada de tanto levar bronca, Fredeburga decidiu fazer uma maldade muito grande, que destruiria Alegria para sempre.
Para isso, deveria usar todos os seus poderes. À noite, enquanto girava sua varinha mágica e pensamentos diabólicos lhe passavam pela cabeça, teve uma ideia muito original: transformaria Alegria em uma bruxa e esta a ajudaria a espalhar maldade pelo reino.
No dia seguinte, quando a fada estava distraída, a transformou em uma bruxa pavorosa, seu cabelo ficou encaracolado e sujo, sua roupa ficou escura e cheia de pó, suas unhas cresceram dez centímetros , seu nariz cresceu vinte centímetros e de sua garganta saía uma risada horrenda.
Contentíssima, Fredeburga foi até o castelo da bruxa rainha para contar-lhe o que havia feito. Ao entrar, encontrou a rainha com seus ajudantes: magos, cobras, sapos, serpentes e lobos. Ela ficou surpresa por estarem todos ali e ao chegar mais perto, ficou atônita: todos estavam observando Alegria pela Internet e, apesar de sua nova aparência, continuava a praticar a bondade pelo reino.
Fredeburga ficou desconcertada e desesperada ao ver a fúria da rainha das bruxas e se deu conta de que havia perdido sua luta contra o bem. Ela se jogou ao chão e derramou lágrimas esverdeadas, enquanto escutava uma bruxa muito má lhe dizer:
- Fredeburga, você fracassou porque ignorou algo muito importante: todos podemos mudar nosso aspecto, a cor da pele, do cabelo, a forma do corpo e a voz, mas se há bondade no interior de nossos corações, ninguém pode tirá-la, portanto iremos quebrar seu feitiço e Alegria voltará a ser como era. Você será condenada a viver neste castelo lúgubre até o fim de seus tempos.
Dito isso, a bruxa rainha foi até o bosque com seus ajudantes e Fredeburga pôde ver pela internet que Alegria tinha voltado a ser como era e parecia estar ainda mais radiante e bela.
As bruxas não tentaram invadir novamente o reino de Alegria com suas maldades, pois o amor e a bondade tinham triunfado sobre o mal. Foi assim que aconteceu e assim o será para sempre.

( Poncho Aquino – traduzido do espanhol por Janaina Spolidorio )

Compreendendo o Texto

Leia as respostas e escreva uma possível pergunta para cada uma delas:

1.A Bruxa Fredeburga e a Fada Alegria
2.Porque Fredeburga não estava fazendo seu trabalho direito.
3.Transformar a fada em uma bruxa má.
4.Porque Fredeburga se esqueceu de que as pessoas podem mudar seu aspecto físico, mas não seus sentimentos.
5.Deveria viver no castelo até o fim de seus dias.
6.Foi transformada novamente em Fada Alegria e nenhuma outra bruxa ousou invadir seu reino com maldades.



_______________________________________________________________________________



A Floricultura

Uma floricultura recebeu toda semana 45 pacotes com 4 dúzias de rosas cada um. Esta floricultura funciona de terça-feira até domingo, fechando portanto somente às segundas.
A quantidade de rosas recebida é suficiente para a média de vendas de uma semana de trabalho.

1. Qual é a média de rosas vendida por dia, durante uma semana útil, na floricultura?






R: __________________________________________________________

2. A florista costuma as rosas em buquês de meia dúzia, quantos buquês ela poderá fazer por semana?





R: __________________________________________________________

3. Cada buquê é vendido por R$ 12, 30. Quanto a floricultura irá receber, se vender todos os buquês de uma semana?




R: __________________________________________________________

________________________________________________________________________________




A PRIMAVERA

Leia o texto abaixo, que explica um pouco sobre a primavera, que está chegando. Há algumas palavras nele, cujas letras foram trocadas de lugar. Circule as palavras e, em seguida, re-escreva o texto colocando as letras na ordem correta e tornando as palavras legíveis e o texto mais compreensível:

“ A primavera é a estação do ano que vem depois do noinerv e antes do revão. É geralmente associada ao reflorescimento da flora e da fauna rertesetrs.
A primavera do hemisfério tenor é chamada de ‘primavera boreal’ e a do hemisfério uls é conhecida como ‘primavera austral’. A ‘primavera boreal’, no hemisfério norte, começa em 20 de roçam e termina em 21 de junho. A ‘primavera austral’ tem início, no hemisfério sul, em 23 de setembro e termina em 21 de bedorezm.
Do ponto de vista da triasonoma, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro e no caso do hemisfério norte, inicia-se no equinócio de março e termina no solstício de junho.
O equinócio é o nome que se dá ao cioún dai do ano no qual tanto o dia quanto a teino têm a mesma duração. Quanto ao solstício, há dois em um único ano: um no ripromei dia do verão e outro no ripromei dia do inverno. O solstício de verão possui o dia mais golon do ano e o de inverno, a noite mais galon do ano’.




A PRIMAVERA
Agora que você já sabe um pouco mais da chamada “estação das flores”, responda as seguintes perguntas, todas baseadas no texto “A Primavera”:
1. Pinte de azul o nome da estação que vem antes da primavera e de vermelho o nome da estação que vem depois da primavera:

inverno
outono
verão


2. Considerando que a primavera tem início em setembro, no Brasil, a qual hemisfério nosso país pertence?
Resposta: ___________________________________________

3. Complete:

a. No hemisfério sul, a primavera é chamada de _________________
b. No hemisfério norte, a primavera é chamada de _______________

4. O texto afirma que a primavera é associada ao “reflorescimento da flora e da fauna terrestres”. Neste trecho do texto, há dois coletivos. Quais são eles e a que se referem?
Resposta:
__________________________________________________

5. Defina:

a. Equinócio: _________________________________________

b. Solstício: _________________________________________


__________________________________________________________________________________


A HISTÓRIA DA CIDADE CINZENTA

A cidade cinzenta nem sempre foi triste como sua cor. Um dia ela já teve vida, que voltou quando o homem encontrou o lápis laranja. Invente uma história que explique o motivo pelo qual a cidade se tornou daquela cor e os habitantes eram tão tristes. Pense em como tudo deveria ser antes e o que aconteceu para a cidade ficar tão diferente.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





A Cidade Cinzenta

Era uma vez um homem cinzento que morava em uma cidade cinzenta. Todos os dias ele usava um terno cinza e fazia as mesmas coisas: ia de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Nunca alguém havia visto esse homem dar um sorriso. Todas as pessoas que ali moravam eram assim, como aquele homem cinzento. A cidade onde viviam estava sempre nublada. Enormes nuvens cinza ficavam no céu, mostrando constantes ameaças de chuva, embora só chovesse às vezes.
Um dia, a caminho do trabalho, o homem cinzento encontrou um lápis de cor laranja no chão. Quando o viu, parou e ficou olhando fixamente para aquele objeto, até que finalmente decidiu pegá-lo. Com o lápis de cor laranja, desenhou um enorme sorriso em seu rosto e se sentiu diferente, muito melhor do que se sentia antes. Colocou então o lápis em seu bolso e continuou seu caminho.
Enquanto caminhava com o sorriso desenhado em seu rosto, as pessoas que o olhavam acabam se assombrando e, pouco a pouco, se contagiavam e começavam a sorrir. Não demorou e toda a cidade tinha um sorriso no rosto pois um havia contagiado o outro. As nuvens cinza começaram a desaparecer e o sol surgiu, contagiando com seus raios a cidade, que começou a se tornar colorida e alegre.

( conto mexicano traduzido por Janaina Spolidorio )

Interpretação

1.Por que o título da história é ‘A Cidade Cinzenta’?
Resposta: _____________________________________________
_______________________________________________________
2.Como era a rotina do homem cinzento?
Resposta: ____________________________________________
____________________________________________________
3.Por que um simples lápis de cor foi capaz de mudar a vida na cidade?
Resposta: ____________________________________________
____________________________________________________
4.Escreva e desenhe como era a cidade cinzenta antes e como ela ficou depois que foi contagiada por sorrisos:


__________________________________________________________________________________

Matemática

Resolvendo problemas.


1) Uma doceira enrolou 136 docinhos em um dia e 98 no dia seguinte. Quantos docinhos ela enrolou nesses dois dias?
_____________________________________________________________


2) Um funcionário trabalhou durante dois anos, 7 meses e 15 dias em um emprego, e durante 5 anos, 9 meses e 20 dias em outro. Qual o tempo total de seu trabalho, nos dois empregos?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________


3) Você usou o mesmo tipo de raciocínio para solucionar os dois problemas?
_____________________________________________________________


4) Quais as semelhanças e diferenças entre os procedimentos que você utilizou para resolver cada um deles?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________